26 julho 2019

Ordem da Cartuxa encerra mosteiro em Évora

Fotografia Família Cristã/Ricardo Perna

DACS com Família Cristã

O regresso a Portugal num futuro próximo é “pouco provável”.

O Capítulo Geral da Ordem da Cartuxa decidiu o encerramento do mosteiro da Cartuxa masculina de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, assim como a Cartuxa feminina de Benifása, em Espanha. De acordo com a Família Cristã, a notícia foi tomada há algumas semanas.

O superior da comunidade monástica de Santa Maria Scala Coeli, o Pe. Antão, afirmou à Família Cristã que a presença dos monges cartuxos – em Portugal desde o século XVI – terminará no final do mês de Outubro.

"A data legal de fim da comunidade será 31 de Outubro, para efeitos burocráticos. Os quatro Cartuxos partiremos para a Cartuxa de Barcelona no início de novembro", explicou o Pe. Antão.

A saída da Ordem da Cartuxa está relacionada com a falta de vocações desta ordem pela Europa, o que faz com que o regresso a Portugal num futuro próximo seja pouco provável, de acordo com o superior da comunidade monástica de Évora. "É impensável voltarmos dentro de anos. Talvez em décadas... Se a Igreja Católica ressuscitar na Europa".

O Pe. Antão afirmou que "estão em contacto" com congregações à procura de uma congregação de vida monástica de clausura que possa ocupar o espaço que os monges da Cartuxa vão deixar.

D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora, declarou estar a fazer "o que está ao meu alcance para que este lugar de espiritualidade se mantenha dessa forma. Procuramos alternativas, e faremos todos os esforços para que tal aconteça," esclareceu.

O prelado expressou também a sua dor pela "pela irreparável", mas agradece "a Deus os muitos anos da sua presença naquela diocese". D. Francisco disse também que "se o processo correr todo da melhor forma, poderemos ter uma ordenação sacerdotal do diácono Paulo Fonseca, que foi irmão da Cartuxa e depois decidiu ordenar-se na diocese. Será um legado da Cartuxa na nossa diocese", concluiu.

Segunda a Família Cristã, a comunidade monástica da Cartuxa deseja realizar uma missa solene de despedida na Igreja Monumental, "sem clausura". A comunidade de Évora tem uma relação muito próxima com o mosteiro, já que muitos fiéis se deslocavam todas as semanas para uma missa aberta à comunidade numa capela do Mosteiro que tinha contacto com o exterior.