Arquidiocese de Braga -

20 outubro 2019

Faleceu o Pe. José Adílio Barbosa de Macedo

Fotografia

A missa exequial será celebrada segunda-feira, 21 de Outubro, às 15h30, na Igreja de Santa Eulália de Oliveira, arciprestado de Barcelos.

\n

Faleceu, ontem, o Pe. José Adílio Barbosa de Macedo.

Nascido a 16 de Janeiro de 1933, em Santa Eulália de Oliveira, Barcelos, foi ordenado sacerdote a 17 de Julho de 1957 na Sé Catedral de Luanda, Angola.

Até ao ano de 1979, altura em regressou a Braga, o Pe. José Adílio leccionou em Angola diversas disciplinas em Escolas Preparatórias e Liceus: Português, Francês, História, Religião e Moral, História da Igreja, Teologia Bíblica, Teologia Pastoral e Filosofia.

Em Portugal, iniciou o ministério como pároco de S. Tiago de Sequeado e S. Miguel da Carreira, arciprestado de Braga, até ao ano de 1988.

Em 1991 foi então nomeado Vigário Paroquial, por um período de três anos, de Sta. Maria Maior de Barcelos. Terminado este período, foi nomeado pároco de Sta. Martinha de Remelhe, no mesmo arciprestado, onde permaneceu até 2014.

O ano de 1993 foi especialmente relevante pelo facto de ter sido indicado como Delegado Arquidiocesano no processo canónico de Beatificação de D. António Barroso. A ele dedicou muitos escritos, cuidada investigação e diversos colóquios.

Sem nunca deixar a vida paroquial, foi em 2002 nomeado para a paróquia de S. Miguel de Chorente, Barcelos, tendo sido dispensado um ano depois. Muda-se então, por igual período de um ano, para Sta. Eulália de Rio Covo, no mesmo arciprestado.

Por fim, em 2015, foi nomeado pároco de Sta. Eulália de Oliveira, sua terra natal, tendo aí ficado até 2018.

A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!