4 novembro 2019

Cónego Hermenegildo representou D. Jorge Ortiga em Congresso Internacional

DACS com Hermenegildo Faria

A comemorar a dedicação do Mosteiro de São Pedro de Montes estiveram presentes os sucessores dos quatro bispos presentes no dia da fundação.

Na passada semana, decorreu um congresso internacional promovido pelo Departamento de História da Universidade de Leão (Espanha), que comemorou os 1100 anos da consagração da igreja de São Pedro de Montes no Vale de Oza.

O objectivo do congresso foi o de realizar uma análise do Mosteiro de São Pedro de Montes, do seu contexto e do património ligado à sua vasta actividade. Entre as muitas conferências, destaque para a realizada por Francisco Andrade e Luís Fontes, investigadores do Departamento de Arqueologia da Universidade do Minho, com o título “São Frutuoso, arqueologia de uma malha monástica”.

O Mosteiro de São Pedro de Montes foi o segundo mosteiro fundado por São Frutuoso e teve São Valério, biógrafo de São Frutuoso, como primeiro abade. São Frutuoso, Bispo de Dume e, posteriormente, arcebispo de Braga, é citado na inscrição da lápide fundacional da igreja moçárabe de 919.

No dia da dedicação da igreja estiveram presentes quatro bispo: o de Astorga, o de Leão, o de Salamanca e Sabarico, bispo de Dume. Para celebrar o acontecimento, a organização do congresso desejou reunir os sucessores dos quatro bispos presentes no dia da fundação numa celebração em Rito Moçárabe. Por impossibilidade de agenda, D. Jorge Ortiga não pôde estar presente fazendo-se, no entanto, representar pelo Cónego Hermenegildo Faria, pároco de Dume.