9 dezembro 2019

Neste Natal ofereça Solidariedade!

DACS

Livros, presépios, agendas, postais, manteigas de frutos secos e até um concerto. Estes são apenas alguns dos presentes que pode comprar para ajudar! Seleccionámos algumas ofertas para si em que, ao comprar, está a ajudar outras pessoas ou instituições. S

Presentes de Fé da Fundação AIS

Velas, canetas, postais, presépios, decoração... Estas são apenas algumas das possibilidades que o Catálogo de Natal da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre oferece este ano. Ao comprar qualquer um destes presentes, estará a contribuir para "apoiar projectos significativos em todo o mundo e fazer a diferença na vida de muitas pessoas".

Se não quiser adquirir presentes, pode sempre fazer o seu donativo e contribuir para oferecer uma eucaristia pela Venezuela, uma Bíblia a uma criança em Cuba ou reconstruir uma comunidade no Iraque, entre tantas outras iniciativas que querem ajudar os cristãos perseguidos por todo o mundo.

De uma forma ou de outra, são "presentes que permanecem". Para ajudar, basta ir ao site da Fundação AIS e adicionar ofertas ao seu carrinho solidário.

Presépios e Livro dos Leigos para o Desenvolvimento

Os Leigos para o Desenvolvimento têm, uma vez mais, presentes de Natal solidários disponíveis que irão "ajudar a que mais jovens em Angola consigam impulsionar os seus pequenos negócios, a que as comunidades em São Tomé e Príncipe sejam mais activas e tenham uma voz ou a que em Portugal mais mulheres tenham acesso a formação”, refere a ONGd.

Este ano há dois presépios: um feito em madeira, com as figuras da Sagrada Família com vestes em pano-cru de algodão e manto em linho, e outro que identifica África e o seu povo, utilizando a capulana, um tecido tipicamente africano, e as figuras de cor preta.

Há ainda um livro infantil das autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Helena Pinheiro de Melo, ex-voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento.

Para comprar um dos presentes pode visitar a página dos Leigos para o Desenvolvimento, enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para os números 21 757 42 78 / 93 470 48 23.

10 milhões de Estrelas da Cáritas

A Cáritas Portuguesa voltou, este ano, a lançar a iniciativa "10 Milhões de Estrelas", focando-se na vivência do Natal assente nos valores humanos e cristãos da celebração do Natal.

A campanha arrancou no III Dia Mundial dos Pobres, a 17 de Novembro, mas ainda vai a tempo de aderir. Até Janeiro, as “estrelas da paz” estarão disponíveis, pelo valor de 2€, nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.

A vela que muitos portugueses já se habituaram a ver durante este período tem, este ano, uma nova imagem: em forma de estrela, com um tamanho maior e aromatizada.

Do total de verbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a acção de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas do Ciclone Idai, em Moçambique.

Concerto no Espaço Vita

Começou por ser uma iniciativa do Grupo Diário do Minho, que tem em curso uma campanha de angariação de bens alimentares até dia 20 de Dezembro. O objectivo do Grupo é ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa, à semelhança do que já aconteceu o ano passado.

O Espaço Vita decidiu entretanto aliar-se à iniciativa e anunciou um concerto solidário. Assim, parte da receita dos bilhetes (1€ de cada ingresso vendido) do concerto de Natal com as Vozes da Rádio & Orquestra Filarmónica de Braga, a decorrer no dia 19 de Dezembro, às 21h30, também será doado à CVP.

Ainda há bilhetes disponíveis que podem ser adquiridos na bilheteira do Espaço Vita ou TicketLine. Neste Natal, ofereça música e solidariedade!

Presentes Solidários Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho tem esta oferta disponível 365 dias por ano, mas no Natal parece fazer ainda mais sentido ajudar!

Agendas, livros, t-shirts, postais, baralhos de cartas e garrafas são apenas algumas das ofertas que pode adquirir na lojinha da ONV.

Os Doutores Palhaços levam em 42 semanas diferentes do ano alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e profissionais de saúde. Em Portugal há 17 anos, neste momento há 26 doutores a trabalhar semanalmente em 15 hospitais. Ajude-os a ajudar (e animar)!

Frutos secos solidários da Manteiguiz

Muito mais do que uma marca de manteigas de frutos secos, a Manteiguiz é uma marca solidária.

Neste momento 50% das vendas da Manteiguiz são para ajudar a Carolina Gil, uma jovem bailarina a quem foram diagnosticados vários tumores malignos nos ossos, pulmão e cérebro. A iniciativa, que inicialmente era previsto durar um mês, estendeu-se por tempo indeterminado. Qualquer manteiga, farinha ou granola que compre terá metade do seu valor doado à Carolina.

No mês passado a Manteiguiz organizou um espectáculo solidário pela bailarina e conseguiu arrecadar 2.390€.