9 janeiro 2020

D. Nuno Almeida na reunião dos sacerdotes de Esposende

Fotografia DR

DACS com Sampaio Viana

Encontro só acontece amanhã, mas prelado enviou aos sacerdotes documento com tópicos para reflexão.

O Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, participa amanhã na habitual reunião mensal do clero do arciprestado de Esposende, com a principal finalidade de ajudar à preparação das Visitas Pastorais que vão decorrer nas 15 paróquias daquele arciprestado entre Março e Maio próximos.

Para ajudar à reflexão e acção, o prelado enviou antecipadamente aos sacerdotes um documento que intitulou “Tópicos de reflexão e acção para as Visitas Pastorais no arciprestado de Esposende – Para uma Igreja unida, sinodal, missionária e semeadora de esperança”.

"Com Maria, queremos aprender a ser Igreja «em saída», em visitação permanente: para que Jesus dê alegria às crianças das escolas e da catequese; ilumine e dê sentido à vida dos adolescentes e dos jovens; entre em cada lar para unir os casais e dar esperança aos idosos e doentes; toque com a luz do Evangelho o coração dos que se dedicam ao bem comum nos serviços públicos e nas associações; dê perseverança aos que estão desempregados e entusiasmo a todos os que trabalham com dedicação e profissionalismo", afirma D. Nuno Almeida no documento.

O Bispo Auxiliar sublinhou ainda que o Papa Francisco, sobretudo na exortação A Alegria do Evangelho, e o Arcebispo D. Jorge Ortiga desafiam a Igreja a um modo novo de fazer pastoral, muito mais comunitário, sinodal e missionário.

"Tudo isto implica empenho por comunidades mais fraternas e unidas, mais corresponsáveis e orgânicas, mais abertas e missionárias. Procuremos juntos caminhos pastorais sempre mais fecundos, percorrendo o caminho da colaboração interparoquial, buscando uma integração activa na vida do arciprestado, da arquidiocese e da Igreja universal. Há que cultivar também a atenção e a cooperação com as instituições da sociedade", continuou o Bispo Auxiliar.

O prelado afirmou ainda que "a Visita Pastoral será uma ocasião de revisão e aprofundamento da vida de cada paróquia, procurando acelerar a cooperação entre as paróquias vizinhas (particularmente aquelas que estiverem confiadas a um pároco)", bem como a multiplicação de Grupos Semeadores de Esperança.

"No centro da Visita Pastoral não estará o Senhor Arcebispo, nem o Bispo Auxiliar, nem os generosos e dedicados Párocos. O importante é acolher Jesus Cristo e o seu Evangelho no coração, na nossa família, nas comunidades paroquiais, na vida social, nos ambientes de trabalho, nas diversas associações e instituições", explicou.

D. Nuno Almeida deixou ainda um último desafio, o de percorrer os caminhos da missão procurando contribuir para resolver os problemas que as pessoas e as famílias têm de enfrentar na actualidade, ajudando-as a encontrar um projecto de vida feliz.

"Jesus Cristo quer continuar, através da Igreja, a partilhar amorosamente e até ao fim a nossa vida, mostrando-nos a riqueza do nosso coração, ensinando-nos a amar e a abrir os nossos os olhos para a luz", concluiu.