14 janeiro 2020

"Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento" chegam ao Pio XII

DACS com Pastoral da Cultura

Iniciativa decorre no Museu Pio XII, nos dias 17 e 31 de Janeiro, bem como 14 e 28 de Fevereiro. Seminário será ainda creditado como acção de formação para professores.

A Pastoral da Cultura de Braga encontra-se a organizar, em parceria com o Museu Pio XII, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e a Faculdade de Teologia da UCP, um Seminário intitulado “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”.

O seminário, dividido em quatro sessões, contará com a presença de profissionais de áreas científicas diferentes. A primeira sessão é já no dia 17 de Janeiro, com a intervenção do Físico e sacerdote Jesuíta, Bruno Nobre, que abordará a questão: “Pode a ciência oferecer uma explicação última da realidade?”.

Na segunda sessão, a 31 de Janeiro, o Químico e Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, João Paiva, irá reflectir sobre o tema “Será possível conciliar a fé cristã e a teoria da evolução?”.

A terceira sessão, que se realiza no dia 14 de Fevereiro, é dedicada ao tema “Fé, Psiquiatria e Neurociência”, analisado pelo Médico Psiquiatra e professor António Palha.

A Teóloga e Professora da Faculdade de Teologia da UCP, Isabel Varanda, convidada da última conferência agendada para o dia 28 de Fevereiro, irá reflectir sobre “A fé cristã perante os desafios actuais da ciência”.

O Museu Pio XII é o espaço que acolherá as sessões deste Seminário, que têm hora marcada para as 21h00.

A participação é gratuita, mas implica uma inscrição online obrigatória, disponível em www.arquidiocese-braga.pt/culturaedialogo e www.facebook.com/culturabraga.

Este seminário será ainda creditado como acção de formação para professores.