30 janeiro 2020

Pe. Miguel Almeida é o novo provincial dos Jesuítas em Portugal

Fotografia João Ferrand/Companhia de Jesus

DACS com Ponto SJ

Sacerdote é, há vários anos, assistente do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar em Braga.

O Pe. Miguel Almeida foi hoje nomeado como o novo provincial dos Jesuítas em Portugal. O sacerdote de 52 anos sucede ao Pe. José Frazão Correia e toma posse a 20 de Junho de 2020.

Há vários anos em Braga, tem sido um dos assistentes da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga, assim como superior da Comunidade Pedro Arrupe e delegado do provincial para a formação dos jesuítas portugueses.

O Pe. Miguel Almeida nasceu em Lisboa a 6 de Novembro de 1967. Ingressou no Noviciado de Coimbra a 8 Setembro de 1995 e foi ordenado presbítero em Lisboa a 12 de Julho de 2013. Fez os últimos votos, momento de incorporação definitiva na Companhia de Jesus, em Lisboa, a 28 de Maio de 2011.

Antes de entrar na Companhia de Jesus, estudou Marketing e foi seminarista do Patriarcado de Lisboa.

É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma. Fez o mestrado em Teologia Moral no Weston Jesuit School of Theology, em Cambridge, Estados Unidos.

No seu percurso fez tempo de formação pastoral no Pragal, onde abriu, juntamente com o Pe. Abel Bandeira, a comunidade jesuíta que acompanha pastoralmente a população dos bairros sociais daquela zona da margem sul.

O Pe. Miguel Almeida foi adjunto do mestre de noviços, em Coimbra. Desempenhou também as funções de director-adjunto no Centro Universitário Padre Manuel da Nóbrega, em Coimbra, e de director no Centro Padre António Vieira, em Lisboa, no Centro de Reflexão e Encontro Universitário no Porto e no Centro Académico de Braga.