27 março 2020

D. Jorge Ortiga reuniu com arciprestes por videoconferência

DACS

Foi recordado aos arciprestes que é preciso “cumprir escrupulosamente o determinado por nós e pelas autoridades civis”.

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, reuniu-se com os arciprestes esta quinta, dia 26 de Março, por videoconferência, no sentido de uma comunhão de esforços para lutar contra a pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, os responsáveis dos arciprestados da Arquidiocese de Braga comprometeram-se a comunicar com cada padre do seu arciprestado, ou com os fiéis leigos e instituições quando isso se justificar, no sentido de fazer chegar ao arcebispo as necessidades que forem surjindo – nomeadamente no caso das IPSS, lares de idosos e Unidade de Cuidados Continuados.

D. Jorge Ortiga pediu especial atenção a estas instituições, solicitando cuidado com os funcionários, o cumprimento das ordens da DGS, a elaboração de planos de contingência e a troca de ideias, para ajuda mútua.

O prelado pediu ainda que se celebre “pelo povo, mas sem povo, sozinhos”, lembrando que se podem tocar os sinos nas Trindades, enviar mensagens e outros “pequenos sinais que mostrem presença”.

Foi ainda recordado aos arciprestes que é preciso “cumprir escrupulosamente o determinado por nós e pelas autoridades civis”, sublinhando que o momento de oração dos funerais “deve ser feito exclusivamente no cemitério” e que se devem “evitar todas as concelebrações, excepto com os que se encontram na mesma casa”.

O Arcebispo Primaz anunciou uma nova Carta Pastoral, “na qual se explicitará como devemos viver a Semana Santa e a Páscoa

D. Jorge Ortiga apelou ainda a que todos sejam agentes de tranquilidade e suscitadores de responsabilidade e de esperança”.