Arquidiocese de Braga -
20 abril 2020
Jornada Mundial da Juventude adiada para 2023

DACS com Santa Sé/Ecclesia/Renascença
Adiamento deve-se à pandemia do novo coronavírus.
A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar em Lisboa, foi adiada um ano, para 2023, anunciou esta segunda-feira a Santa Sé. O adiamento deve-se à pandemia do novo coronavírus.
A decisão, tomada pelo Papa Francisco em conjunto com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, adia também o próximo Encontro Mundial da Família por um ano – de Junho de 2021 para Junho de 2022.
“Devido à actual situação de saúde e suas consequências no movimento e agregação de jovens e famílias, o Santo Padre, juntamente com o Dicastério para Leigos, Família e Vida, decidiu adiar o próximo Encontro Mundial da Família por um ano, agendado para Roma, em Junho de 2021, e a próxima Jornada Mundial da Juventude, agendada em Lisboa em Agosto de 2022, respetivamente em Junho de 2022 e Agosto de 2023”, avança o Vaticano, em comunicado.
A 5 de Abril, Domingo de Ramos, o Papa Francisco marcou encontro com os jovens para 22 de Novembro, dia em que vai entregar a uma delegação nacional os símbolos da JMJ.
“O meu pensamento vai para os jovens de todo o mundo que vivem, de maneira inédita, a nível diocesano, a Jornada Mundial da Juventude neste domingo”, disse então o Papa.
A organização da JMJ recebe a decisão do Papa Francisco com “naturalidade e confiança” e partilha “com o Santo Padre o apelo a que, no actual contexto e nos próximos tempos, o foco da atenção de todos esteja no cuidado dos mais vulneráveis, das famílias e de todos os que, pelos mais diversos motivos, sofrem com os efeitos da pandemia causada pela Covid-19”.
Foi a 27 de Janeiro de 2019, na Jornada Mundial da Juventude, que se realizou no Panamá, que o cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, anunciou que Lisboa seria a próxima cidade a receber o evento.
A JMJ, que foi instituída pelo Papa João Paulo II, em 1985, é considerada o maior evento organizado pela Igreja Católica.
Partilhar