Arquidiocese de Braga -
23 abril 2020
Francisco denuncia "pandemia social" de exploração dos mais pobres
DACS com Agência Ecclesia
Papa falou da cobrança excessiva de juros a quem passa por dificuldades económicas.
O Papa denunciou esta quinta-feira o que qualificou como a “pandemia social” da exploração dos mais pobres, sublinhando em particular a cobrança excessiva de juros a quem passa por dificuldades económicas.
“Em muitos lugares, sente-se um dos efeitos desta pandemia: muitas famílias em situação de necessidade, passam fome, e, infelizmente, a ajuda chega de um grupo de usurários. Esta é outra pandemia: a pandemia social”, referiu Francisco, no início da missa a que presidiu esta manhã na capela da Casa de Santa Marta.
O Santo Padre realçou que, por causa do isolamento social e das medidas de confinamento, há “famílias de trabalhadores informais ou, infelizmente, de pessoas que têm um trabalho irregular, que não podem trabalhar e não têm o que comer”.
“Depois os agiotas tiram deles o pouco que têm. Rezemos. Rezemos por estas famílias, pelas muitas crianças destas famílias, pela dignidade destas famílias; rezemos também pelos agiotas: que o Senhor toque o seu coração e se convertam”, apelou.
Partilhar