19 maio 2020

Faleceu a Irmã Marta Mendes

O funeral realiza-se dia 19 de Maio, às 14 horas, no cemitério de Fátima.

Faleceu neste domingo, dia 17 de Maio, aos 35 anos de idade, a Irmã Marta Patrícia Marques Mendes, da Congregação da Aliança de Santa Maria.

Nascida em Guimarães a 29 de Outubro de 1984, a Irmã Marta Mendes pertencia à Congregação da Aliança de Santa Maria desde 2006. Professou os votos perpétuos em Novembro de 2015, em Fátima.

Na sua formação académica completou a licenciatura em Ciências Religiosas pela Universidade Católica Portuguesa, e encontrava-se a terminar o mestrado em discernimento vocacional e acompanhamento espiritual na Escola de Formadores de Salamanca.

A maior parte do serviço da Irmã Marta à Igreja foi orientado para o trabalho na pastoral juvenil e vocacional da sua Congregação e das dioceses onde residiu – Aveiro, Lisboa, Leiria-Fátima. Neste âmbito, leccionou a disciplina de EMRC, no Agrupamento de Escolas de Pardilhó, em Estarreja, e foi responsável pela Equipa da Pastoral Vocacional e Juvenil da Congregação. Integrou também a equipa de coordenação do “inter-noviciados” da Diocese de Leiria-Fátima.

Actualmente, a Irmã Marta era a mestra de noviças e fazia parte do Governo Geral da Aliança de Santa Maria.

O funeral tem lugar esta terça-feira, dia 19 de Maio, às 14 horas, no cemitério de Fátima. No dia 30 de Maio, às 20 horas, será celebrada uma missa de sufrágio pela Irmã Marta na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

A Arquidiocese de Braga e a Congregação da Aliança de Santa Maria unem-se agora em oração e agradece a Deus pelo dom da sua vida.

Paz à sua alma!