30 julho 2020

“Mais do que ligados” é o tema das Jornadas de Comunicação de 2020

DACS com Agência Ecclesia

O cardeal D. José Tolentino Mendonça vai fazer a conferência de abertura em torno do tema “Palavras e presenças: desafios de uma pandemia à comunicação”.

“Mais do que ligados” é o tema proposto para os trabalhos das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que este ano vão decorrer apenas no digital nos dias 24 e 25 de Setembro.

D. João Lavrador, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, afirma que as Jornadas resultam da certeza de que “é muito urgente pensar, debater e planificar a comunicação no contexto de pandemia”.

“O objectivo destas jornadas foi definido na sequência de duas reuniões com directores dos Secretariados Diocesanos das Comunicações Sociais e os seus mais directos colaboradores, onde foi também unânime a decisão de que as Jornadas deste ano acontecem no ambiente digital”, afirma o também bispo de Angra.

D. José Tolentino Mendonça vai fazer a conferência de abertura em torno do tema “Palavras e presenças: desafios de uma pandemia à comunicação”, privilegiando-se depois o trabalho em pequenos grupos, como é habitual nas Jornadas.

A tarde do dia 24 e a manhã do dia 25 vão ser para trabalhos práticos, “adaptando metodologias e proporcionando momentos de debate em pequenos grupos e na realização de workshops”.

“Informação, assessoria, imprensa regional, conteúdos para a pastoral, liturgias online e pastoral juvenil e universitária” são os temas para os debates em pequenos grupos e para a realização de trabalhos práticos.

As jornadas terminam com a entrega do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão à jornalista do Expresso Christiana Martins, pela reportagem sobre a Cartuxa, e ao Jornal da Beira e Notícias da Covilhã – um prémio honorífico pelos 100 anos de história das duas publicações.