16 outubro 2020

Logótipo da JMJ de 2023 “atravessado por um caminho”

DACS

Beatriz Roque Antunes, designer de 24 anos, foi a vencedora do concurso para criação da imagem da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

Foi lançada esta sexta-feira a identidade visual da Jornada Mundial da Juventude de 2023, que vai ter lugar em Lisboa. O logótipo vencedor do concurso foi desenhado por Beatriz Roque Antunes e tem inspiração na cultura e religiosidade portuguesas.

A designer de 24 anos afirma que a inspiração para a imagem partiu do tema proposto pelo Papa Francisco, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho relativa à visita da Virgem Maria à sua prima, Santa Isabel, mãe de São João Batista, durante a gravidez de ambas.

A vencedora do concurso descreveu, no vídeo de apresentação, o logótipo como uma cruz a verde como elemento base que é atravessada por um caminho” que transmite a ideia de passagem e é onde surge o Espírito Santo, representado a amarelo, e ainda o rosário e a figura da Virgem Maria.

Existe o rosto de Maria, que é um bocadinho quem está sempre ao lado deste caminho, quem nos ajuda a caminhar para Cristo, e [o logótipo] é também atravessado pelo Espírito Santo, que é quem nos ilumina e nos dá direcção, explica Beatriz, que acrescenta que o caminho começa na sigla porque é “um caminho que não acaba na Jornada”.

“Esta decisão de Maria de ir visitar a sua prima Isabel é muito inspiradora, porque Maria não se acomoda. É esse o convite aos jovens: que não se acomodem, que se levantem, que façam acontecer, que construam e não deixem o destino do mundo nas mãos dos outros”, diz a designer portuguesa.

A triagem inicial dos trabalhos submetidos ao concurso foi realizada por uma equipa de académicos da Universidade Católica Portuguesa que seleccionou 21 propostas. Estas foram avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação, provenientes de agências de comunicação presentes em Portugal, que elegeram três finalistas.

A decisão final coube ao Vaticano, através do Dicastério para os Leigos, Família e Vida.

Beatriz Roque Antunes