20 novembro 2020

Encontro de Moderadores de Pastoral em escolas católicas foi na quarta-feira

Fotografia Taylor Wilcox on Unsplash

DACS

Foram apresentadas algumas actividades já agendadas para este ano lectivo, bem como os grandes objectivos deste serviço.

O Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino promoveu, na passada quarta-feira, um encontro com Moderadores de Pastoral nas escolas católicas. Este foi o segundo encontro deste género, tendo o primeiro ocorrido em fevereiro com os directores das escolas.

O encontro, que se realizou através dos meios digitais, iniciou-se com um momento de oração e uma breve saudação dirigida aos presentes pelo director deste departamento, o Pe. Rúben Cruz. Os vários representantes de cada escola católica presentes tiveram, de seguida, também oportunidade de partilhar algumas ideias e experiências vividas dos diversos contextos que representam.

Numa segunda parte do encontro, foram apresentadas, pelo director do departamento, algumas actividades já agendadas para este ano lectivo, bem como os grandes objectivos deste serviço, que passam sobretudo pela promoção de um espaço de aproximação, relação e encontro entre as diversas escolas católicas da Arquidiocese de Braga, assim como fomentar a partilha entre elas.

Foi reforçado que, dentro da complexa realidade que é a Igreja, as escolas católicas assumem um papel preponderante, daí esta necessária sintonia e comunhão entre as mesmas. Neste sentido, o Departamento afigura-se como um importante ponto de apoio, acompanhando de perto cada Escola e proporcionando momentos de encontro, quer a nível diocesano, quer a nível nacional, dispondo plataformas para a partilha de ideias e materiais e, ainda, fazendo propostas de formação.