Arquidiocese de Braga -
23 novembro 2020
Cáritas Portuguesa aprova plano de actividades de 2021
Cáritas irá celebrar o seu 65º aniversário durante o ano de 2021 e a Semana Nacional Cáritas, a assinalar de 1 a 7 de Março, terá com lema: “65 Anos – Cáritas, o Amor que Transforma”.
O Conselho Geral da Cáritas Portuguesa reuniu no passado dia 21, tendo estado representadas 19 das 20 Cáritas Diocesanas que constituem a rede nacional.
D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que preside ao Conselho Geral, dirigiu aos presentes uma mensagem de felicitação pelo trabalho que a rede nacional Cáritas tem desenvolvido na resposta aos desafios colocados pela pandemia, lembrando que “esta é a hora da Cáritas!”
Deixou ainda uma palavra de felicitação à direcção da Cáritas Portuguesa e do Conselho Fiscal que terminam os seus mandatos. D. José Traquina renovou as palavras de louvor deixadas pelos Bispos de Portugal a Eugénio Fonseca e saudou a presidente nomeada, Rita Valadas.
O Conselho saudou também o novo presidente e direcção da Cáritas Diocesana de Coimbra, reconhecendo e agradecendo o trabalho realizado pelo anterior presidente, o Pe. Luís Costa.
Depois de apresentado, discutido em grupos de trabalho e esclarecida todas as dúvidas, foi aprovado o Plano de Actividades e Calendário da Cáritas Portuguesa, que durante o ano de 2021 irá procurar responder às necessidades e circunstâncias que advêm da missão da Cáritas em Portugal. Foi também aprovado o Orçamento Previsional para 2021.
Foi feito um diagnóstico da situação pandémica e socioeconómica do país a partir do Coordenador Nacional das Emergências da Cáritas, Duarte Caldeira, que destacou algumas linhas de acção para o trabalho a ser realizado num futuro próximo: intensificar a formação com o objectivo de apoiar as tomadas de decisão; manter o espirito de coesão e união de esforços com forte sentido de organização, manter a serenidade assegurando a confiança nas instituições e desenvolver estratégias de criatividade e união de recursos e competências para a resposta aos efeitos socioeconómicos.
A Cáritas irá celebrar o seu 65º aniversário durante o ano de 2021 e a Semana Nacional Cáritas, a assinalar de 1 a 7 de Março, terá com lema: “65 Anos – Cáritas, o Amor que Transforma”.
A acompanhar os trabalhos do Conselho Geral da Cáritas esteve a presidente eleita, Rita Valadas, que saudou os presentes e renovou o seu compromisso com o serviço e missão da Cáritas.
D. José Traquina terminou os trabalhos deixando aos presentes o verbo “escutar” como chave de leitura para os tempos que se aproximam. A escuta activa, serena e de confiança, que permitirá viver com prudência, mas respondendo às necessidades daqueles que mais precisam: “a Cáritas será sempre o rosto e o coração da Igreja no mundo.”
Partilhar