20 dezembro 2020

Francisco Marcelino Monteiro Esteves

IV Adv_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 325_2020-12-20

QUARTO DOMINGO DE ADVENTO, ANO B

Este é o domingo da disponibilidade. Deus vem ao encontro do humano, vem ao teu encontro: «Faz o que te pede o teu coração, porque o Senhor está contigo». E aguarda a disponibilidade da resposta: «faça-se em mim segundo a tua palavra».

Maria é o modelo mais perfeito de disponibilidade à vontade divina. Antes dela, também o rei David foi convidado a acolher o desígnio de Deus relevado através do profeta Natã.

Ao longo da história, Deus sempre procurou e continua a procurar corações disponíveis: «Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, a minha aliança com ele será irrevogável». Aclamemos a glória d’Aquele que nos vem revelar o mistério da salvação: «agora foi manifestado e dado a conhecer a todos os povos». Estás disponível para acolher o Salvador, Jesus Cristo?

A nossa identidade descobre-se na escuta da palavra divina.

A história bíblica revela-nos que nós, seres humanos, somos os destinatários da palavra de Deus. Mais ainda: somos criados pela Palavra e não nos podemos compreender, nem perceber a nossa missão, sem o diálogo com Deus. É uma conversa serena e cordial com o Deus da promessa e da esperança. Ele inicia a comunicação, mas precisa da nossa resposta livre e generosa. Sem este diálogo, todo o caminho de Advento seria uma coisa externa a nós, não chegaria ao nosso interior, à descoberta da missão.

Nestes últimos dias do Advento, abre o teu coração à Palavra, para que Deus penetre profundamente na tua vida!

Download de Ficheiros

IV Adv_ano B_Boletim de Padim da Graça nº 325_2020-12-20.pdf