22 dezembro 2020

D. Jorge Ortiga recebe presente de Natal antecipado

DACS

Arcebispo Primaz foi surpreendido com livro de homenagem durante Encontro de Natal do Clero.

Hoje, durante o Encontro de Natal do Clero, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, foi surpreendido com um livro – "D. Jorge Ortiga, Artesão da Unidade" – destinado a homenageá-lo. A obra narra a vida do prelado desde a infância até à actualidade.

"Para ser do agrado do Senhor Dom Jorge, o livro, narrando a sua vida, deverá conceber-se sobretudo à base de fotografias, de leitura muito leve, com pouco texto, ainda que focando o essencial. E a pessoa que o deverá escrever está aqui à minha frente – dizia- me, em ambiente de refeição, o Senhor Dom Nuno Almeida", pode ler-se na introdução assinada pelo Cónego José Abreu, a quem coube a tarefa de organizar esta compilação de memórias fotográficas.

Ao longo de 265 páginas é possível ver os principais momentos que marcaram a vida de D. Jorge Ortiga, como são exemplo o período em que foi Reitor da Basílica dos Congregados ou o 40ª Sínodo Arquidiocesano de Braga, bem como várias obras de que foi artesão, intimamente ligadas à Pastoral Social, a sua grande marca.

"Fortes são as marcas deixadas na pastoral social e na pastoral da cultura. Aqui, algumas  iniciativas, verdadeiramente originais, colocaram Braga na melhor agenda cultural do país. Dado à boa paz, sempre em busca da concórdia, o Senhor Arcebispo manteve a via do diálogo aberta com toda a gente, colhendo bem-querenças, quer entre as hostes eclesiásticas (desde os Papas que conheceu aos Bispos com quem conviveu, desde os sacerdotes aos leigos), quer até com os representantes do poder civil. Nestes últimos tempos, com a benesse de ter como Presidente da República um arquidiocesano", adianta o Cónego José Paulo.

O Deão do Cabido da Sé de Braga explicou ainda que foi dado um tom proprositadamente alegre à obra, dado que não deve ser encarada como uma despedida.

"Não quisemos dar um ar de despedida, nem de tristeza, porque há sempre caminhos e formas de perpetuarmos este projecto de unidade que é o do Senhor Arcebispo. Que este livro seja mais uma forma de fazermos dele memória contínua", pediu.

"O Arcebispo Primaz confessou-se "mudo" perante a surpresa e agradeceu a todos os envolvidos, explicando que espera que a obra possa servir para fomentar a unidade e nunca a divisão.

O livro está à venda na Livraria Diário do Minho por 30€, com 10‰ de desconto de lançamento.