1 fevereiro 2021

LOC/MTC reflectiu sobre "S. José Operário"

DACS com LOC/MTC

Sessão contou com a participação do Arcebispo Primaz. A orientação dos trabalhos esteve a cargo do Cónego Hermenegildo Faria.

A Equipa Diocesana da LOC/MTC da Arquidiocese de Braga, realizou no passado Sábado um encontro online sobre o Ano de S. José Operário. Os trabalhos foram abertos pela coordenadora diocesana, Fátima Pinto, que agradeceu a presença do Arcebispo Primaz na actividade.

O prelado proferiu palavras de incentivo para todos, tendo em conta este tempo de confinamento. A orientação dos trabalhos esteve a cargo do Cónego Hermenegildo Faria.

“É necessário reconhecer a gravidade da vida de muitos trabalhadores no momento actual e a LOC/MTC tem que ir ao encontro, não do abstracto, mas do concreto. Este é um desafio que temos de aproveitar, porque o confinamento não nos pode fechar”, afirmou D. Jorge Ortiga durante a abertura dos trabalhos.

“São José acompanha a LOC/MTC desde sempre, ele estava sempre pronto para cumprir a palavra de Deus. O Papa Francisco fala de S. José como o homem dos sonhos, o homem dos quatro sonhos”, acrescentou o prelado.

“O sonho tem uma dimensão positiva muito forte, temos que ser homens e mulheres de sonhos, temos que ser utópicos, temos que sonhar juntos, em Igreja sinodal e samaritana, com o Papa Francisco na Igreja Universal”, continuou.

Antes de se despedir da meia centena de participantes, D. Jorge saudou e agradeceu a iniciativa como “mais uma oportunidade para o mundo operário sonhar para a frente.

Se dermos as mãos seremos felizes e daremos felicidade aos outros”, rematou. O encontro prosseguiu com uma comunicação do cónego Hermenegildo Faria sobre a figura de S. José, que fez do trabalho o seu ganha pão.

“Ele não viveu dos rendimentos, não viveu do capital, viveu do trabalho e do cansaço que este provoca na vida das pessoas”, concluiu.