3 fevereiro 2021

Papa, António Guterres e grande imã de Al-Azhar assinalam primeiro Dia da Fraternidade Humana

Fotografia CNS/Paul Haring

DACS

Dia é assinalado amanhã, dia 4 de Fevereiro, e foi criado por uma resolução da ONU aprovada no final de 2020.

O Papa Francisco, o secretário-geral das Nações Unidas e o grande imã de Al-Azhar vão celebrar esta quinta-feira, dia 4 de Fevereiro, o primeiro Dia Internacional da Fraternidade Humana. O evento online é promovido pelo xeque Mohammed bin Zayed em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

Na audiência geral desta quarta-feira, Francisco afirmou estar muito feliz” por a celebração unir as nações de todo o mundo”, para além de relembrar o encontro de 4 de Fevereiro de 2019 com o grande imã de Al Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, no qual foi assinado o documento sobre a fraternidade humana.

O Papa sublinhou que a resolução da ONU na qual o Dia Internacional da Fraternidade Humana é criado “reconhece o contributo que o diálogo entre todos os grupos religiosos pode dar para melhorar a consciência e a compreensão dos valores comuns, partilhados por toda a humanidade”.

Na cerimónia vai ser atribuído o Prémio Zayed para a Fraternidade Humana, inspirado no documento para a paz mundial e a convivência comum. Em 2019, após a assinatura do documento, foi criado o Comité Supremo para a Fraternidade Humana para traduzir as aspirações do documento em compromissos duradouros e acções concretas para fomentar a fraternidade, solidariedade, o respeito e a compreensão mútua”.

O Comité Supremo está também a planear uma Casa da Família Abraâmica, que contempla uma sinagoga, uma igreja e uma mesquita na ilha Saadiyat, em Abu Dhabi.