Arquidiocese de Braga -

5 fevereiro 2021

V Domingo Comum - “Todos Te Procuram”

Fotografia

Balasar (Santa Eulália)

\n

Oração e Catequese em Família

 

Será bom que esta oração e catequese seja feita no cantinho de oração 

 

Preparar e viver o Dia do Doente

 

No diário feito pelo evangelista Marcos, Jesus Cristo tem tempo para estar com as pessoas e também para rezar. Tempo para Deus e tempo para os irmãos. Impressiona o tempo dedica às pessoas doentes. Hoje, pensemos, de modo particular, nas pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do coronavírus. A todos, especialmente aos mais pobres e marginalizados, queremos exprimir a proximidade espiritual de Jesus Cristo e assegurar a solicitude e o afeto da Igreja.

 

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. 

TODOS: Ámen.

 

PEDIMOS PERDÃO

> A tua palavra enche-nos de alegria; mas são tantas as vezes que não lhe prestamos a necessária atenção. Senhor, misericórdia! 

TODOS: Senhor, misericórdia!

> Tu te compadeceste da multidão curando os doentes; mas são tantas as vezes em que resistimos ao teu amor e não nos deixamos curar. Cristo, misericórdia! 

TODOS: Cristo, misericórdia!

> Somos chamados à intimidade contigo, na experiência da oração; mas são tantas as vezes em que só nos preocupamos com a ação. Senhor, misericórdia! 

TODOS: Senhor, misericórdia!

 

Acolhemos a Palavra

 

LEITURA DO SANTO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS

[capítulo 1, versículos 29 a 39]

 

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama com febre e logo Lhe falaram dela. Jesus aproximou-Se, tomou-a pela mão e levantou-a. A febre deixou-a e ela começou a servi-los. Ao cair da tarde, já depois do sol-posto, trouxeram-Lhe todos os doentes e possessos e a cidade inteira ficou reunida diante da porta. Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios. Mas não deixava que os demónios falassem, porque sabiam quem Ele era. De manhã, muito cedo, levantou-Se e saiu. Retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar. Simão e os companheiros foram à procura d’Ele e, quando O encontraram, disseram-Lhe: «Todos Te procuram». Ele respondeu-lhes: «Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de pregar aí também, porque foi para isso que Eu vim». E foi por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demónios.

 

 

MEDITAR NA PALAVRA - (CATEQUESE)

 

O Evangelho de hoje convida-nos a meditar em três muito importantes para a nossa vida cristã.

 

1 - Curar os doentes

Jesus cura um doente, a sogra de Simão, e muitos outros doentes.

 A mensagem do amor misericordioso do Pai, com a predileção pelos mais frágeis, conforta os nossos sofrimentos, dá-nos força para enfrentar o que nos é mais difícil: assumir, sem rodeios, a nossa condição vulnerável e mortal. Só assim estamos capacitados a abrir o coração ao ‘primeiro anúncio’ e a proclamar, em todos os lugares, a alegria do Evangelho. Jesus cura os doentes. Somos convidados a amar e ajudar os doentes na sua dor. Assim nos recomenda Jesus na Parábola do Bom Samaritano. “Vai e faz também”. 

 

2 - Oração

A vida apoia-se numa profunda relação com Deus. O exemplo chega-nos de Jesus Cristo, nosso Mestre: também em dias de grande atividade, «retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a orar».

A oração é a fonte que permite ao discípulo crescer «numa união cada vez mais forte. […] Proporciona-nos momentos de preciosa intimidade e afeto, onde Jesus derrama a sua própria vida em nós» (Cristo Vive, 155).

 

3 -Todos Te procuram

Jesus anuncia a Palavra de Deus. Esta é sua missão. As pessoas procuravam Jesus para O escutar.

Todos somos convidados a escutar a Palavra de Deus. O discípulo escuta o Mestre. Temos de escutar Jesus para depois cumprirmos a nossa missão de cristãos: anunciar a Boa Nova de Jesus. 

 

APRESENTAMOS AS NOSSAS PRECES

Jesus Cristo «retirou-Se para um sítio ermo e aí começou a rezar». Unidos e reunidos pelo Mestre, confiemos ao Pai as nossas e as súplicas da humanidade, dizendo: Escuta a nossa oração!

> Pela Igreja: seja a ‘casa de Pedro’, comunidade capaz de curar, que não abandona, que inclui e a todos acolhe, sobretudo os mais frágeis, nós te pedimos: 

TODOS: Escuta a nossa oração!

> Pelos governantes: deem prioridade ao investimento nos cuidados e assistência das pessoas doentes, seguindo o princípio de que a saúde é um bem comum primário, nós te pedimos: 

TODOS: Escuta a nossa oração!

> Pelas vítimas da pandemia: para que sintam, nos cuidados prestados pelos profissionais de saúde, a compaixão de Jesus Cristo, que passou fazendo o bem e curando os doentes, nós te pedimos: 

TODOS: Escuta...

> Pela nossa família: para que saibamos cuidar dos mais frágeis, com amor fraterno, para que ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado, nós te pedimos: TODOS: Escuta a nossa oração!

> [acrescenta a tua intenção], nós te pedimos: 

TODOS: Escuta a nossa oração!

 

ASSUMIMOS UM COMPROMISSO

Dia do Doente

Eis a chave no cuidado dos doentes: ver com os próprios olhos, isto é, ver com o coração de Deus; aproximar-se; calar-se e deixar falar somente o amor. É um bom programa, para vivermos este tempo de pandemia, na proximidade do Dia Mundial do Doente.

Catequese para as crianças e adolescentes

Crianças

Pintar o desenho para aprofundar o evangelho e ‘conversar’ sobre como era o dia de Jesus Cristo.

 ‘Visitar’ um doente (pelo menos, através das plataformas digitais) e compreender que a oração pelos doentes é outra forma de ‘visita’‘ 

Adolescentes

Conhecer’ a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Doente (procurar no site da paróquia, na notícia do dia do doente)

Visitar um doente (nem que seja um telefonema..)

 

Vero filme no site da Infância Missionária

Fazer o trabalho da Infância Missionária

Terminar com a oração do Pai Nosso

 

 

BÊNÇÃO DA FAMÍLIA E DA MESA - PARA REZAR ANTES DA REFEIÇÃO EM FAMÍLIA

Senhor, estás perto dos corações atribulados: permanece em nossa casa; consola-nos com a tua presença: alimenta-nos com a tua palavra; estende-nos a tua mão. Contigo aprendamos a partilhar o pão da Palavra, o pão da Eucaristia e o pão de cada dia. 

Ámen.

Material de Apoio:

5DomCom7Fev21.pdf

Evangelho encenado Cura da Sogra de Pedro   Marcos 1, 29 39.mp4