17 fevereiro 2021

Jesuítas lançam retiro online e pontos de oração diários

Ponto SJ

Em período de confinamento, a Companhia de Jesus lança várias propostas online para ajudar a viver melhor o tempo da Quaresma, que se inicia hoje. "O objectivo é ajudar as pessoas a aprofundarem a relação com Deus, num tempo particularmente difícil como este que atravessamos", explicam os responsáveis.

Entre as propostas está o retiro inaciano Do Avesso vê-se melhor, que consiste numa proposta para os cinco sábados deste tempo litúrgico, em três momentos: de manhã, um encontro onde é feita a exposição do tema; à tarde, o envio de pontos de oração por email e, ao final do dia, a celebração da Palavra. Esta iniciativa, que carece de uma inscrição (aqui) e decorre na plataforma Zoom, inclui ainda a possibilidade de os participantes terem acompanhamento espiritual por um jesuíta.

Outra proposta de oração diária é a dos jesuítas da comunidade da Brotéria, Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e São Roque, que decorrerá todas as noites, às 22h00, no canal de Youtube da Paróquia da Encarnação. A iniciativa Ver novas todas as coisas segue a tradição inaciana de lançar pontos de oração para o dia seguinte e consiste num vídeo, com a duração 5-7 minutos, proposto pelos padres António Júlio Trigueiros, Vasco Pinto de Magalhães, João Norton e Francisco Mota.

No Ponto SJ, à semelhança dos Domingos das últimas semanas haverá também uma proposta de oração para viver o domingo em casa, no seio da Igreja Doméstica.

Nas redes sociais e também no site da Rede Mundial de Oração do Papa correrá a campanha A alegria ponho-a eu! que procura promover uma atitude de conversão à alegria e à esperança num tempo tão marcado pela incerteza e pelo desânimo. As propostas diárias foram escritas pelos estudantes jesuítas e formadores da Comunidade Pedro Arrupe, em Braga, e incluem uma breve passagem da liturgia do dia, algumas reflexões do Papa Francisco, uma breve meditação e um desafio para o dia.

Os centros universitários da Companhia de Jesus têm também propostas concretas que poderão ser consultadas nas suas páginas de Instagram e Facebook.

Durante o período da Quaresma, manter-se-á em funcionamento o Ponto de Escuta, serviço criado pela Companhia de Jesus, composto por voluntários que conversam com quem se sinta mais sozinho ou angustiado. Este serviço gratuito, confidencial e não especializado já escutou, em 15 dias, mais de 50 pessoas. Pode ser solicitado através de um formulário disponível no Ponto SJ.