18 fevereiro 2021

Tomáš Halík escreve sobre “O Tempo das Igrejas Vazias”

DACS

Pandemia de Covid-19 e suspensão de eucaristias serviram de mote ao novo livro.

A partir de 24 de Fevereiro estará disponível o novo livro de Tomáš Halík, um dos grandes autores do segmento de Religião, editado pela Paulinas.

Em “O Tempo das Igrejas Vazias”, Tomáš Halik apercebe-se da desorientação global gerada pela pandemia e sente também a ansiedade do povo crente: "Será que esta pandemia é um castigo de Deus?". O autor recusa esta ideia e oferece uma reflexão baseada em crença e razão.

"Pelo contrário, as igrejas vazias, em tempo de confinamento, podem assumir um valor simbólico para o futuro próximo da Igreja, e isso acontecerá se nós, cristãos, tomarmos a sério a nossa vida de crentes", explica.

O autor desafia os leitores a encontrarem Cristo para lá do ritual, a reconhecê-lo nas suas feridas – nas da humanidade crente e não crente –, na sua voz de Ressuscitado, e também quando fala a cada um intimamente, pelo Espírito que traz paz e afasta o medo.

Tomáš Halík foi distinguido com a edição de 2014 do Prémio Templeton, de 1,3milhões de euros, um dos maiores do mundo atribuídos a pessoas individuais. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas.

Foi também distinguido com prémios nacionais e internacionais de literatura e de diálogo intercultural e inter-religioso, como o Prémio Cardeal König (2003) o Prémio Romano Guardini (2010) , o prémio Laureates Comenius ( 2020) assim como o galardão de “Melhor Livro Europeu de Teologia” de 2009/10, recebido pelo seu livro Paciência com Deus, editado pela Paulinas Editora, em 2013.

O livro estará à venda na Livraria Diário do Minho.