27 fevereiro 2021

Cruz Pascal Domingo - Penitencial e da Partilha

Fotografia ParóquiaBalasar

ParóquiaBalasar

A cruz é o grande símbolo da Festa da Pascoa. Embora em tempo de pandemia e, talvez confinados, nesta II Domingo da Quaresma vamos realizar a actividade da Cruz na Rua e Cruz nas casas.

Cruz na Rua

Convido todos moradores a construírem a cruz nas ruas ou largos da nossa freguesia. Terá apenas um pano roxo. Nos outros domingos vamos colocar outros símbolos

Cruz nas casas

Convido as famílias a colocaram no exterior das portas ou janelas uma cruz com um pano roxo.

É o grande sinal da nossa Quaresma como preparação para a Páscoa.

Domingo Penitencial

Quaresma é tempo de Penitência e Confissão dos pecados

Penitência e Conversão

O próximo Domingo é dedicado à Penitência e Conversão. Não podemos celebrar o Sacramento da Confissão, mas vamos celebrar a Penitência em Igreja Familiar. Será enviada uma celebração para as famílias celebrarem a Reconciliação.

Quando for possível vamos celebração o Sacramento.

Domingo da Partilha

Quaresma é tempo de partilha. É costume realizar o Contributo Penitencial que é uma partilha solidária com os mais carenciados.

Este ano reverterá para as ações solidárias, de caridade da Igreja, e para os nossos irmãos de Cabo delgado em moçambique.

Como fazer?

Cada família faz a sua renúncia, partilha. Coloca num envelope, ou outro meio. Depois, num Domingo em que possamos celebrar na igreja, será entregue no ofertório da Eucaristia.

Lembro que as crianças e adolescentes também costumam fazer a sua partilha.