Arquidiocese de Braga -

19 março 2021

Nota da Vigararia Geral

Fotografia

Sobre o peditório para os Lugares Santos, na Sexta-feira Santa.

\n

Quando assumimos o encargo de ser Igreja Sinodal e Samaritana quisemos olhar para a Arquidiocese de Braga, mas também alargar a nossa responsabilidade à Igreja Universal. Temos consciência de que somos um único povo no mundo inteiro.

Sabemos da existência de muitos problemas nas nossas comunidades. Não podemos, também, esquecer o que se passa na Terra Santa. Temos o dever de contribuir para que os cristãos nessas terras possam professar a sua fé e criar condições para que os Lugares Santos sejam conservados, permitindo, deste modo, que sejam visitados por cristãos do mundo inteiro, assim como por outras pessoas que os procurem mesmo que somente por razões turísticas.

É habitual recordarmos esta intenção na sexta-feira Santa, fazendo o peditório para os Lugares Santos e S. Pedro. Conscientes das nossas dificuldades, não podemos deixar de o fazer este ano. 

Podem suscitar maior generosidade as palavras escritas por quem está a cuidar daqueles lugares: “Se diminuir este pequeno gesto de solidariedade e de partilha será ainda mais difícil para tantos cristãos daquelas terras de resistir à tentação de deixar o próprio país, será difícil manter as paróquias na sua missão pastoral, e continuar a obra educativa através das escolas cristãs e o empenho social a favor dos pobres e dos que sofrem. Os sofrimentos de tantos deslocados e refugiados que tiveram que deixar as suas casas por causa da guerra necessitam de uma mão estendida e amiga para deitar sobre as suas feridas o bálsamo da consolação. Não se pode enfim, renunciar do cuidar dos Lugares Santos que são o testemunho concreto do mistério da Incarnação do Filho de Deus e da oferta da sua vida feita por nosso amor e para a nossa salvação.”

Solicitamos a todas as comunidades que se empenhem fazendo com que a partilha manifeste a nossa solicitude por aqueles cristãos a viverem em condições piores do que as nossas. Sejamos Samaritanos para com cristãos que sofrem por causa da fé.