Arquidiocese de Braga -
1 abril 2021
Significado e Celebrações do Tríduo Pascal
Francisco Marcelino Monteiro Esteves
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor – assim é o seu nome completo – é o tempo litúrgico mais importante de todos, o culminar do ano litúrgico, e começa hoje, Quinta-Feira Santa, com a missa vespertina da Ceia do Senhor. Como chegamos ao Trí
Sobre o significado do Tríduo pascal descubra mais aqui…
CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA E PÁSCOA
Convocamos todos os cristãos a participarem no Tríduo Pascal, nesta ou em outra paróquia (conforme a disponibilidade de cada um):
Quinta-feira Santa – Ceia do Senhor e Mandamento do Amor: não há rito do lava-pés nem transladação do Santíssimo;
Celebrações:
19h - Padim da Graça
20h30 - Mosteiro de Mire de Tibães
Sexta-feira Santa – Celebração da Paixão do Senhor: os fiéis são chamados a trazer de casa uma cruz, intransmissível; Não há o habitual rito da procissão para Adoração da Cruz (com beijo ou genuflexão).
Celebrações:
19h - Padim da Graça
20h30 - Mosteiro de Mire de Tibães
Vigília Pascal – Mantemos apenas uma Celebração da Vigília Pascal no Mosteiro, para a qual convidamos a trazer um vela de casa, se possível a do seu batismo (não haverá velas à disposição das pessoas). Juntamente com a vela, traga algum resguarde para a agarrar e proteger, de modo que a cera não caia no chão.
Celebrações:
20h30 - Mosteiro de Mire de Tibães
Dia de Páscoa – a Páscoa é o centro da nossa vida cristã. A celebração da Ressurreição de Jesus Cristo faz-se através da Eucaristia, mas também da visita às famílias, anunciando a vitória do Crucificado. Pelas razões que todos sabem, não é possível, este ano, realizar a tradição da visita pascal. Mas como Jesus ressuscitado atravessa paredes e portas (cf João 20, 19) e nada nem ninguém O pode confinar, continuemos a celebrar a «Liturgia Familiar» e, em família, uma cruz beijar.
Celebrações:
8h - Mire de Tibães (Capela de Ns Sra do Ó)
9h - Padim da Graça
10h30 - Mosteiro de Mire de Tibães
Partilhar