Arquidiocese de Braga -
18 junho 2021
Matriz de Ribeirão recebe recital de órgão
DACS
Concerto acontece no âmbito do Festival Internacional de Órgão (FIO), que decorre entre os dias 19 de Junho e 12 de Dezembro nos concelhos de Famalicão e Santo Tirso.
O Festival Internacional de Órgão (FIO) decorre entre os dias 19 de Junho e 12 de Dezembro nos concelhos de Famalicão e Santo Tirso.
Em Famalicão, o primeiro recital de órgão a acontecer é no dia 20 de Junho, às 17h00, na Igreja Matriz de Ribeirão, protagonizado por Javier Artigas.
O FIO é organizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural, uma associação cultural sem fins lucrativos que desde 2011 realiza eventos com o intuito de divulgar e promover a cultura e o património ibero-americano, e pela empresa JMS Organaria, fundada em 2015 e especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos.
“E quando tanta gente se une em torno de um objetivo comum, sabem o que acontece? Mais de 6500 pessoas já assistiram aos nossos concertos ao vivo e quase 15.000 pelas redes sociais. Para além disso, graças ao incentivo do FIO, 9 igrejas já restauraram seus órgãos inoperacionais ou adquiriram instrumentos novos”, adiantam os responsáveis.
A entrada nos concertos é livre, mas está sujeita à capacidade de lotação de cada igreja. O uso de máscara é obrigatório. O Festival termina com concertos de Natal nos dias 11 e 12 de Dezembro, no Mosteiro de Santo Tirso e na Igreja Matriz de Ribeirão.
Partilhar