21 junho 2021

Robert Schuman considerado venerável

Fotografia Council of Europe

DACS com CE

Papa Francisco aprovou no passado Sábado as virtudes heróicas do estadista francês e "um dos promotores da unificação europeia".

O Papa Francisco aprovou no passado Sábado as virtudes heróicas de Robert Schuman, estadista francês e "um dos promotores da unificação europeia", de acordo com a Comissão Europeia (CE).

“O Papa autorizou a promulgação do Decreto que reconhece as virtudes heróicas de Robert Schuman, fiel leigo, nascido a 29 de Junho de 1886 em Clausen, no Luxemburgo, e morto em Scy-Chazelles, França, a 4 de Setembro de 1963”, pode ler-se no comunicado na sala de imprensa do Vaticano.

Em colaboração com Jean Monnet, elaborou o famoso Plano Schuman, que divulgou a 9 de Maio de 1950, hoje considerada a data de nascimento da União Europeia.

"Schuman apresentou o seu plano ao Chanceler alemão Konrad Adenauer que, vendo nele imediatamente uma oportunidade para pacificar a Europa, o aprovou. Pouco tempo depois, foi a vez dos governos de Itália, Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos reagirem favoravelmente. Os seis países assinaram o acordo constitutivo da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço em Paris, em Abril de 1951. A União nasceu, assim, de uma iniciativa de paz", explica a CE.

Schuman apoiou também a criação de uma política europeia comum de defesa e foi Presidente do Parlamento Europeu entre 1958 e 1960.

O processo de beatificação de Robert Schuman foi aberto pela Igreja católica a 9 de Junho de 1990 e o processo encontra-se na Congregação para as Causas dos Santos na Santa Sé.