29 junho 2021

Paróquia de S. Mamede de Este evoca o padre Abílio Gomes

DACS com Diário do Minho

Espaço dedicado ao pároco será benzido por D. Jorge Ortiga no domingo, dia 4 de Julho.

A paróquia de São Mamede de Este, em Braga, evoca esta terça-feira, 29 de Junho, o Padre Abílio Gomes Correia, pároco entre 1907 e 1967. Denominado de “Apóstolo da Eucaristia”, a evocação vai ser feita precisamente na eucaristia das 19h30.

De acordo com o cónego Avelino Amorim, o Pe. Abílio foi chamado de “Apóstolo da Eucaristia” pelo arcebispo de Braga D. Manuel Vieira de Matos, e conhecido ainda como o Cura de Ars português e o Servo de Deus. Sustentou todo o seu ministério no sacramento da Eucaristia, celebrado e adorado diariamente, e cujo culto e devoção espalhou a centenas de paróquias, não só de Portugal mas de diversos países lusófonos.

Os tempos que viveu ficaram marcados por mudanças sociais, dificuldades económicas e até hostilidade religiosa. Animou-o sempre a convicção de que a Eucaristia deveria estar, como transparece dos seus escritos, na centralidade da vida da Igreja, da sua acção pastoral e na espiritualidade dos seus fiéis. Porque, como deixou gravado no painel de azulejo da igreja paroquial de S. Mamede, que diz que a Eucaristia é o Céu trasladado à terra, para fazer da terra um Céu.

O cónego Avelino Amorim refere que para perpetuar e agradecer o legado espiritual do Pe. Abílio Correia, a comunidade paroquial de São Mamede atribuiu o seu nome ao edifício recentemente construído para apoio às actividades pastorais e de formação dos seus grupos paroquiais.

Espaço Padre Abílio, salão com possibilidade de divisão em 5 salas, será solenemente benzido pelo Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, no final da celebração eucarística às 10h30 do próximo domingo, dia 4 de Julho.