8 julho 2021

D. Jorge Ortiga benzeu Espaço Padre Abílio Gomes Correia

DACS com Paróquia de São Mamede de Este

Espaço Padre Abílio Gomes Correia foi pensado como um edifício de apoio às actividades dos grupos paroquiais.

D. Jorge Ortiga benzeu no passado domingo, dia 4 de Julho, o Espaço Padre Abílio Gomes Correia, um novo edifício da paróquia de São Mamede de Este, em Braga, nomeado assim em homenagem ao antigo pároco.

O Espaço Padre Abílio Gomes Correia foi pensado como um edifício de apoio às actividades dos grupos paroquiais para potenciar as iniciativas de formação e aprofundamento da fé cristã dos membros da comunidade de São Mamede de Este.

Na celebração da eucaristia, D. Jorge Ortiga propôs o Pe. Abílio Gomes Correia como modelo para a renovação pastoral das comunidades eclesiais, considerando imprescindível acolher o seu testemunho de vida marcado pelo zelo pastoral e pelo espírito de renovação, bem como conhecer a sua vida e obra, para o imitarmos na fidelidade a Deus.

Referindo-se ao trabalho apostólico desenvolvido a partir da paróquia de São Mamede, o Arcebispo Primaz considerou-o um autêntico “laboratório de renovação eclesial”, que ainda hoje permanece como referência, porque fundado na oração pessoal e comunitária que não se contenta com eucaristias rápidas, nem deixa o sacrário sem companhia. A reflexão da Igreja que somos chamados a ser, a formação da fé cristã e o compromisso social na atenção aos mais pobres, são outros aspectos vividos pelo Servo de Deus e que continuam fundamentais para a renovação pastoral das comunidades”, diz a paróquia na sua página.

Os responsáveis acrescentam que, para alcançar essa renovação, a Igreja necessita de modelos e intercessores, e o Pe. Abílio Gomes Correia permanece como referência de “guia e companheiro” deste caminho, segundo D. Jorge, que diz que precisamos de conhecer, imitar e invocar o antigo sacerdote.