Arquidiocese de Braga -

6 setembro 2021

Pe. Miguel Márquez, o novo Superior Geral dos Carmelitas Descalços

Fotografia Revista Ecclesia

DACS com Vida Nueva Digital

Natural de Cáceres, foi Provincial e autor de diversas publicações teológicas e espirituais.

\n

O Carmelita Descalço Miguel Márquez Calle foi eleito como novo Superior Geral da Ordem. Nascido em 1965 em Plasencia (Cáceres), ocupou vários cargos de responsabilidade e governo na província dos Carmelitas de Castela, entre 1999 e 2005. Posteriormente, em 2008, foi novamente eleito Vigário Provincial e Superior da Província. Foi também formador dos alunos Carmelitas durante seis anos em Salamanca.

 

Autor e Provincial

Entrou para a Ordem em 1983, fazendo a profissão religiosa em 1985. Foi ordenado sacerdote em Medina del Campo, em 1990. É autor de numerosas publicações teológicas e espirituais, entre as quais “A imagem de Deus na Bíblia”, “Pôr do sol no vale. Relatos à Luz de Deus”, “O risco da confiança”, “Como descobrir Deus sem fugir de mim mesmo”, “Espiritualidade na vida quotidiana”, “Amanhece em Malpica”," Contos para despertar” e “Amar não é bater”.

O Pe. Márquez é formado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Comillas de Madrid. Também foi professor de Mística e Mariologia no CITeS de Ávila, professor de Mariologia nos cursos de renovação carmelita do Monte Carmelo e professor de Pastoral no Instituto de Espiritualidade de Santo Domingo.

Em Fevereiro de 2015, foi eleito como o primeiro Provincial da nova província ibérica de Santa Teresa de Jesus, nascida da união das províncias de Andaluzia, Aragão e Valência, Burgos, Castela, Catalunha e Ilhas Baleares.

Foi reeleito em Abril de 2017 até Julho de 2020. Pediu um ano sabático para aperfeiçoar o inglês num convento irlandês e no convento de Santa Cruz de Tenerife.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 6 de Setembro de 2021.