Arquidiocese de Braga -

10 setembro 2021

Vaticano lança concurso para jovens artistas antes da COP26

Fotografia Fundación Populorum Progressio

DACS com Vida Nueva Digital

A Fundação Populorum Progressio, sob a alçada do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, está a convocar criativos de todo o mundo o combate às alterações climáticas.

\n

A cimeira do clima das Nações Unidas COP26 em Glasgow, na Escócia, está a chegar. O encontro, que acontecerá de 31 de Outubro a 12 de Novembro de 2021 e que aguarda a visita Papal, tem iniciativas paralelas como um concurso promovido, entre outros, pela Fundação Populorum Progressio, dependente do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.

 

Arte pela mudança

#CreateCOP26 é a proposta desenvolvida pela agência Art Partner com o apoio da fundação vaticana e do Gabinete Regional de Ciência da UNESCO para a América Latina e Caribe.

O concurso destina-se a jovens artistas e criativos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

Os criadores poderão combater as alterações climáticas com projectos de fotografia, documentários, cinema experimental, arte performativa, palavras, composições musicais, designs de moda ou mensagens para as redes sociais.

O apelo “visa criar consciência e inspirar debates e acções sobre as metas climáticas, o aquecimento global e as suas consequências”, explicou a fundação em comunicado.

As inscrições estão abertas desde o dia 20 de Julho e até 20 de Setembro de 2021. Oito finalistas irão receber prémios em dinheiro e 20 participantes terão direito a menções honrosas.

Além disso, uma exposição virtual será organizada no Instagram da @artpartner.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 9 de Setembro de 2021.