20 setembro 2021

Comissão Justiça e Paz apela à participação nas eleições autárquicas

DACS

Para a Comissão, “a omissão de participação, a qualquer nível, é uma demissão do exercício da cidadania”.

A Comissão Nacional Justiça e Paz fez esta segunda-feira um apelo à “participação consciente de todos os cidadãos” nas eleições autárquicas que vão ter lugar no domingo, dia 26 de setembro.

O organismo da Igreja Católica afirma que o exercício da actividade política muitas vezes se distancia do modelo de serviço ao bem comum apontado pelo Papa Francisco e pelos seus antecessores, e que isso contribui para o desinteresse e o cepticismo em relação à política da parte de muitas pessoas.

Para a Comissão, “a omissão de participação, a qualquer nível, é uma demissão do exercício da cidadania” e não ajuda a alterar o “estado das coisas”. O voto informado e consciente é o primeiro passo” para o fazer, e deve ser seguido da responsabilização de quem é eleito.

O organismo composto por leigos lembra ainda a proximidade que se tornou essencial na pandemia e que é nas autarquias que mais directa e facilmente pode ser exercida a cidadania activa”.