28 setembro 2021

Seminário Conciliar de Braga celebra aniversário com concerto

Fotografia Seminário Conciliar

DACS com Seminário Conciliar

André Bandeira é o organista convidado. A entrada é livre.

No próximo dia 4 de Outubro, às 21h30, realiza-se na Igreja de S. Paulo, em Braga (Largo de S. Paulo), o primeiro concerto comemorativo do 450º Aniversário da Fundação do Seminário Conciliar de Braga. A entrada é livre.

O concerto será realizado no órgão de tubos construído por Manuel de Sá Couto, em 1832, cujo restauro filológico foi realizado, em 2017, pela empresa organeira italiana Giovanni Pradella Bottega Organara.

André Bandeira é o organista convidado. Conhecedor profundo deste instrumento, iniciou a sua formação musical no Curso de Música Litúrgica da Diocese do Porto, onde estudou Órgão com Rosa Amorim e, mais tarde, com Paulo Alvim no Conservatório de Música do Porto.

Sob orientação dos professores Domingos Peixoto e Edite Rocha concluiu na Universidade de Aveiro a Licenciatura em Ensino de Música (pré-Bolonha) e o Mestrado em Performance dedicado à obra para órgão de Flor Peeters com classificação máxima no Recital Final.

Participou em Masterclasses com reputados organistas internacionais. Como solista tem realizado concertos por todo o país e também no estrangeiro. Para além de leccionar na Escola de Música de Perosinho, é também professor de Órgão, Acompanhamento e Improvisação no Seminário Conciliar de Braga e no Conservatório de Música do Porto.

É organista na igreja de Cedofeita (Porto) desde 2011, tendo sido nomeado organista titular em 2021.

Do programa do concerto constam obras de J. B. Peyer (1678 – 1733, J. Cabanilles (1644 – 1712), S. Scheidt (1587 – 1654), D. Zipoli (1688 – 1726), G. Frescobaldi (1583 – 1643), A. Cabezón (1510 – 1566), B. Galuppi (1706 – 1785) e P. Bruna (1657 – 1687).

As comemorações dos 450 anos da criação do Seminário Conciliar de Braga continuam durante o actual e o próximo ano lectivo, com outros concertos, celebrações, artigos na imprensa e publicações, um congresso, exposições, um ciclo de cinema e actividades de dinamização da Pastoral Vocacional.

Além dos antigos alunos, nas efemérides, serão envolvidas as instituições eclesiais, académicas – em particular da Universidade Católica Portuguesa – e da sociedade.