29 setembro 2021

Zona Pastoral da cidade de Braga acolhe Momentos de Oração pela Vida e Vocações

DACS

Encontros acontecem com frequência mensal e, geralmente, na primeira quinta-feira de cada mês.

À semelhança dos últimos anos, a Zona Pastoral da cidade de Braga, em parceria com o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, realiza, com frequência mensal, diferentes Momentos de Oração pela Vida e Vocações.

"Deste modo, esta iniciativa procura interpelar todos os fiéis baptizados, chamados à fundamental e universal vocação à Santidade, promovendo momentos propícios à oração pelas vocações específicas, como a do matrimónio, a do sacerdócio ministerial e a de vida consagrada em geral, ou também, mais genericamente, vocações a ministérios laicais ligados aos carismas recebidos, de modo a que todos, particularmente os mais jovens, se sintam e saibam chamados a ser edificadores de «Uma Igreja Sinodal e Samaritana», nomeadamente pelo exercício da caridade e do serviço aos irmãos, na certeza de que «onde há amor, nascem gestos», tal como nos interpela o programa pastoral da nossa Arquidiocese para o presente ano", refere a Pastoral Vocacional em comunicado.

Os encontros decorrem habitualmente na primeira quinta-feira de cada mês, às 21h15. O primeiro tem lugar a 7 de Outubro na Igreja paroquial de S. Lázaro.

Em Novembro, e a propósito da Semana de Oração pelos Seminários, o encontro assume contornos diferentes, acontecendo a uma sexta-feira, dia 5, numa vigília de oração, na Igreja de S. Pedro e S. Paulo.

No dia 2 de Dezembro será a vez de Gualtar receber a iniciativa. Seguem-se a Igreja do Pópulo, a 6 de Janeiro, S. Victor, a 3 de Fevereiro, S. Vicente, a 3 de Março, e a Igreja de Senhora-a-Branca, a 7 de Abril.

Em Maio, acontece o único momento de oração que obedece a um horário diferente, às 17h00, no dia 5, na Igreja de Sto. Adrião.

O último dos encontros volta ao horário habitual, no dia 2 de Junho, na Igreja paroquial de Maximinos.