Arquidiocese de Braga -
1 outubro 2021
Nova tradução de carta de São Paulo está disponível para consulta e contributos
DACS com Agência Ecclesia
O novo texto é acompanhado de uma introdução, na qual se realça que, “segundo o entendimento de vários autores, a 2Cor é uma compilação de diversas cartas”.
A Comissão da Tradução da Bíblia divulgou esta sexta-feira o texto provisório da Segunda Epístola de São Paulo aos Coríntios. A intenção é começar a recolha de contributos para o aperfeiçoamento da tradução por parte dos leitores.
A Comissão Coordenadora da Tradução quer envolver “a comunidade no processo, acolhendo o contributo dos leitores no que, embora sem desvirtuar o seu sentido literal, considerem ser importante para a melhoria da compreensibilidade do texto, tendo em conta que este se destina a ser utilizado em todas as dimensões da vida da Igreja em Portugal, nomeadamente na liturgia”. Um novo livro da Bíblia tem sido disponibilizado mensalmente em formato digital desde Agosto.
O texto está disponível na página da internet da Conferência Episcopal Portuguesa e os comentários podem ser enviados para o endereço eletrónico [email protected].
O novo texto é acompanhado de uma introdução, na qual se realça que, “segundo o entendimento de vários autores, a 2Cor é uma compilação de diversas cartas”.
São Paulo viajaria até Corinto, uma visita que “acabou num conflito de tal forma grave que o apóstolo foi ofendido por um dos membros da comunidade” (2,5; 7,12).
“O tema central é o do apostolado, que depende intrinsecamente do evangelho, cujo conteúdo é a intervenção salvífica de Deus na morte e ressurreição de Cristo, de que o apóstolo é mediador qualificado”, precisa a introdução a este livro do Novo Testamento.
A Conferência Episcopal Portuguesa apresentou em Março de 2019 o primeiro volume da nova tradução da Bíblia em português feita por 34 investigadores a partir das línguas originais, com a publicação da edição de ‘Os Quatro Evangelhos e os Salmos’, disponíveis no endereço conferenciaepiscopal.pt/biblia, convidando os leitores a deixar a sua opinião para a melhorar.
Partilhar