15 outubro 2021

Jesuítas organizam encontro sobre espiritualidade inaciana de 3 a 5 de Dezembro

DACS

Os três dias darão “a cada participante e à “família inaciana” uma excelente oportunidade para, em Cristo, encontrar um novo olhar sobre todas as coisas.”

A 13ª edição da Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana (SEEI) vai decorrer em Fátima, entre os dias 3 a 5 de Dezembro. O tema do encontro é “Ver novas todas as coisas em Cristo”, alusivo ao Ano Inaciano celebrado actualmente pela Companhia de Jesus.

Entre os oradores da SEEI, caberá ao Pe. José Frazão Correia orientar a sessão que dá o mote ao encontro: “Ver novas todas as coisas em Cristo”. As oficinas, dedicadas ao aprofundamento dos instrumentos inacianos - como o discernimento ou a conversação espiritual - terão o contributo de dois jesuítas e duas religiosas: Pe. Marco Cunha e Pe. António Valério, Ir. Irene Guia e Ir. Goreti Faneca.

As oficinas dedicadas à visão do Papa Francisco - ecologia, fraternidade, família e evangelização - serão orientadas respectivamente por Teresa e Luís Xavier e Sara Borges; Pe. Francisco Mota; Pedro e Catarina Portela e Pe. Bruno Nobre; Cristina e Nuno Francisco e Pe. Luís Onofre. O encontro contará ainda com uma conversa com Henrique Raposo e Ana Margarida Craveiro e no final, a encerrar, com uma sessão, com o nome “A Caminho com Inácio”, onde participarão Margarida Alvim, Carla Rebelo, André Costa Jorge e os padres Samuel Beirão e João Goulão.

De acordo com o Pe. Miguel Gonçalves Ferreira, coordenador do evento, os três dias darão “a cada participante e à “família inaciana” uma excelente oportunidade para, em Cristo, encontrar um novo olhar sobre todas as coisas.”

A SEEI realiza-se habitualmente a cada dois anos e é um encontro dedicado ao aprofundamento do caminho espiritual herdado de Santo Inácio de Loiola. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site www.pontosj.pt/seei.