Arquidiocese de Braga -

10 novembro 2021

Papa pede “cristãos livres”

Fotografia

DACS com Agência Ecclesia

Francisco afirmou que se salvaguarda a liberdade “com a presença do Espírito”.

\n

O Papa disse esta quarta-feira que o Cristianismo deve ser “livre” e inspirado pelo Espírito, convidando os católicos a invocar este dom, diariamente.

Durante a audiência pública semanal, Francisco afirmou que se salvaguarda a liberdade “com a presença do Espírito” e que é assim que os cristãos podem ser livres, não apegados ao passado no mau sentido da palavra, não acorrentados a práticas”, acrescentando que é a liberdade cristã” que faz amadurecer.

O líder da Igreja Católica sublinhou a necessidade de “invocar o Espírito Santo com mais frequência”, na oração diária, “espontânea”, no coração de cada um, para ajudar a caminhar no Espírito, na liberdade e na alegria, porque quando o Espírito Santo vem, vem a alegria, a verdadeira alegria”, acrescentou.

Na catequese semanal de quarta-feira foi ainda encerrado o ciclo de reflexões dedicadas à Carta de São Paulo aos Gálatas, um “verdadeiro teólogo, que contemplava o mistério de Cristo e o transmitia com a sua inteligência criativa” e que foi capaz de exercer a sua missão pastoral junto a uma comunidade desorientada e confusa”.

Francisco destacou que São Paulo defendeu a liberdade, que Cristo trouxe, “com paixão”, e que essa liberdade não equivale de modo algum à libertinagem, nem conduz a formas presunçosas de auto-suficiência” porque o apóstolo colocou a liberdade na sombra do amor e estabeleceu o seu exercício coerente, ao serviço da caridade”.