16 novembro 2021

Catedral de Kiev regressa à Igreja Católica... um século depois

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

Estado executa o trespasse da Sé da capital ucraniana após 90 anos de culto suprimido pelo regime comunista.

A 1 de Junho de 2022, a Catedral de São Nicolau, em Kiev, a capital ucraniana, regressará à Igreja Católica.

O templo foi fechado há 90 anos, quando o regime comunista proibiu o culto naquela que era a principal igreja do país. Agora, após longas negociações, o Ministério da Cultura finalmente concordou com a transferência para a Igreja Católica.

O órgão da discórdia

“Graças aos esforços de muitos crentes, a justiça histórica será restaurada e o santuário cristão poderá regressar ao seio da igreja”, diz a Igreja do país em nota publicada no portal religioso Risu.ua.

Espera-se que este movimento seja o primeiro de várias recuperações pendentes.

A catedral foi fechada na década de 1930 e durante a Segunda Guerra Mundial sofreu vários ataques.

Depois de restaurada, abrigou os Arquivos da Região de Kiev e foi usada como sala de concertos.

Desde 1992, de forma pontual, algumas celebrações católicas foram sendo permitidas, mas o problema advinha da propriedade do órgão construído para a sala de concertos.

Um incêndio no passado mês de Setembro facilitou agora as negociações.

Artigo de Mateo González Alonso, publicado em Vida Nueva Digital a 16 de Novembro de 2021.