17 novembro 2021

Diocese de Tete inicia fase diocesana para beatificação de dois jesuítas

Fotografia DR

DACS com Agência Ecclesia

Os dois sacerdotes, o português Sílvio Alves Moreira e o moçambicano João de Deus foram mortos “num cenário de muita violência na noite de 30 de Outubro de 1985, na localidade de Champutera, Diocese de Tete”.

A Diocese de Tete, em Moçambique, vai iniciar no dia 20 de Novembro a fase diocesana para beatificação de dois jesuítas pela causa de martírio.

Os dois sacerdotes, o português Sílvio Alves Moreira, e o moçambicano João de Deus foram mortos “num cenário de muita violência na noite de 30 de Outubro de 1985, na localidade de Champutera, Diocese de Tete”, de acordo com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

O bispo de Tete, D. Diamantino Antunes, explicou que nessa noite de 1985, “um grupo de homens armados invadiu a casa onde residiam, arrastaram-nos para fora, levaram-nos para um lugar isolado, apertado e, com grande violência, mataram-nos a tiro e também usando armas brancas.”

D. Diamantino diz que “não restam muitas dúvidas” de que “a razão pela qual foram mortos tem a ver com a sua acção pastoral” e isso irá agora ser avaliado com base na recolha de documentos e testemunhos, num estudo com toda a profundidade por uma equipa nomeada pelo prelado”.

O bispo realça que ambos os sacerdotes jesuítas “eram pastores muito empenhados na defesa dos direitos humanos, da população e do anúncio do Evangelho no contexto muito difícil da revolução moçambicana de cariz marxista-leninista, e também no contexto da guerra civil”.

O início do processo de beatificação e de canonização foi também ajudado pela “fama de martírio” que os dois missionários granjearam ao longo do tempo junto do povo moçambicano.