23 dezembro 2021

Papa nomeia o Cardeal Czerny prefeito interino do Dicastério de Desenvolvimento

Fotografia DR

DACS com Vatican News

O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Peter Turkson e nomeou o Cardeal Michael Czerny como Prefeito Interino do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com a Irmã Alessandra Smerilli a permanecer como Secretária.

Na quinta-feira, no mesmo dia que a troca anual de saudações de Natal com a Cúria Romana, o Papa Francisco fez uma mudança na gestão do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa aceitou a renúncia do Cardeal Peter Turkson, que liderava o Dicastério desde a sua criação, em 2016.

“No fim dos primeiros cinco anos de actividade com estatutos experimentais e na sequência dos resultados de uma visita de avaliação realizada no Verão passado, os superiores do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral colocaram o mandato nas mãos do Santo Padre”, lê-se no comunicado.

Apoiar o Papa no seu ministério

O cardeal Turkson fez referência à sua renúncia pendente na terça-feira, durante uma conferência de imprensa da publicação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz. Disse ter enviado ao Papa a sua renúncia de acordo com o costume de cinco anos, e acrescentou: “Todos nós viemos aqui para servir e apoiar o Santo Padre no seu ministério”.

Ao aceitar a renúncia do Cardeal Turkson na quinta-feira, o Papa Francisco agradeceu-lhe e aos seus colaboradores pelo serviço prestado.

Enfrentar os vários desafios do Dicastério juntos

O Papa também nomeou o Cardeal Michael Czerny, SJ, como Prefeito Interino do Dicastério, e confirmou a Irmã Alessandra Smerilli, SMA no seu papel como Secretária Interina, “enquanto se aguarda a nomeação de um novo Director”, diz o comunicado da Sala de Imprensa.

O Cardeal Czerny tem servido como Subsecretário do Dicastério – e director da Secção de Migrantes e Refugiados – desde Janeiro de 2017.

O Dicastério divulgou posteriormente um comunicado com declarações em nome do Cardeal Czerny e da Irmã Smerilli.

“Agradeço ao Santo Padre a estima e a confiança que depositou em mim, ainda hoje, ao confiar-me temporariamente a gestão ordinária do Dicastério”, disse o Cardeal Czerny, acrescentando que a experiência e a sensibilidade da Ir. Smerilli “serão um apoio decisivo na tarefa de gestão”.

O novo Prefeito interino disse que o Dicastério enfrenta “numerosos e urgentes desafios” no nosso mundo que dá prioridade à globalização da indiferença sobre a solidariedade, enquanto espezinha a nossa casa comum e a universalidade da família humana.

O Cardeal Czerny expressou a sua confiança em Deus ao aceitar o novo cargo e agradeceu ao Cardeal Turkson por ter reunido uma excelente equipa e “pelo testemunho de fé e esperança que ofereceu nestes anos à frente do Dicastério”.

“A boa experiência vivida até agora na Secção de Migrantes e Refugiados do Dicastério oferece-se hoje como uma abordagem fecunda para os referidos desafios”, concluiu.

Trabalhar em espírito de comunhão

Na mesma declaração, a Ir. Smerilli agradeceu também ao Santo Padre por tê-la confirmado no seu cargo provisório de Secretária, para o qual foi nomeada em Agosto de 2021.

Também agradeceu ao Cardeal Turkson pela orientação do Dicastério desde a sua criação.

“Sei que poderei – e poderemos – trabalhar juntos em espírito de comunhão com todo o Dicastério, bem como com os nossos numerosos parceiros internacionais, para promover o desenvolvimento integral da pessoa e do cuidado dos Criação, de acordo com os princípios da doutrina social da Igreja”, disse a Ir. Smerilli.

Artigo de Devin Watkins, publicado em Vatican News a 23 de Dezembro de 2021.