27 dezembro 2021

Jubileu de 2025 preparado por D. Rino Fisichella

Fotografia Vatican Media

DACS com RR/Vatican News

O Jubileu de 2025 será o 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja.

O Ano Santo de 2025 vai ser preparado pelo arcebispo D. Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, anunciou esta segunda-feira o Vaticano.

A Santa Sé comunicou que, nos “últimos dias, o presidente do conselho, arcebispo Rino Fisichella, encontrou-se com os superiores da Secretaria de Estado, da Administração do Património da Sé Apostólica e da Secretaria para a Economia”.

O Jubileu de 2025 será o 27.º Jubileu ordinário da história da Igreja. O primeiro foi proclamado pelo Papa Bonifácio VIII em 1300. Entre os peregrinos que chegaram a Roma para este primeiro Jubileu estavam Dante, Giotto, Carlo di Valois, irmão do rei da França, com sua esposa Catarina.

O jubileu mais recente foi o Ano Santo extraordinário dedicado à Misericórdia, que teve lugar entre 29 de Novembro de 2015 e 20 de Novembro de 2016 e cuja coordenação também foi confiada a D. Fisichella.

Pensados para serem celebrados a cada cem anos, Clemente VI determinou em 1350 realizá-los a cada 50 anos. Paulo II, com uma Bula de 1470, estabeleceu que o Jubileu deveria ser realizado a cada 25 anos.

O Jubileu é um ano de reconciliação e conversão, de solidariedade e empenho pela justiça ao serviço de Deus e dos irmãos e concede aos fiéis a Indulgência Plenária para si ou para os falecidos.