8 fevereiro 2022

Jesuítas organizam Dia da Família Inaciana

Fotografia Companhia de Jesus

DACS

Programa decorre a 12 de Março e inscrições podem ser feitas até ao dia 25 de Fevereiro.

Os Jesuítas decidiram organizar o Dia da Família Inaciana a 12 de Março, dia em que "todos os caminhos inacianos vão dar a Fátima".

Em pleno Ano Inaciano – em que são celebrados os 500 anos de conversão de Inácio de Loiola e também os 400 anos da canonização de Santo Inácio e de São Francisco Xavier –, a Companhia de Jesus deseja reunir todas as pessoas ligadas à espiritualidade inaciana e às obras da Província Portuguesa da Companhia de Jesus para um Dia da Família Inaciana.

"Este dia pretende ser uma oportunidade para experimentar e partilhar o entusiasmo desta missão comum e para conhecermos e nos reconhecermos parte de um corpo apostólico que é vasto e diverso. Um convite ainda a vivermos com alegria o envio a que somos chamados", referem em comunicado.

O dia está organizado em duas partes: uma que decorre de manhã e reúne os participantes em quatro programas distintos (Famílias, Jovens, Companheiros na Missão e Amigos de Inácio) e outra da parte da tarde, em que todos se juntam para uma oração na Capelinha das Aparições e para uma conferência com a Irmã Nathalie Becquart, Subsecretária da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Os jovens ligados aos jesuítas têm uma dinâmica ligeiramente diferente, com a sua actividade a começar na véspera, na Casa Velha, e a terminar em Fátima, após um tempo de peregrinação.

O dia de todos os participantes termina com a celebraçao da eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Provincial dos Jesuítas, o Pe. Miguel Almeida.

"A escolha deste dia não foi ao acaso. A 12 de março celebramos os 400 anos da canonização de Santo Inácio e de São Francisco Xavier, os primeiros Amigos no Senhor que ainda hoje nos inspiram e animam com o seu exemplo e legado", explicam os Jesuítas.

A inscrição para este dia é obrigatória e pode ser feita até ao dia 25 de Fevereiro, através do site https://pontosj.pt/ano-inaciano/evento/dia-da-familia-inaciana/.