Arquidiocese de Braga -

8 fevereiro 2022

Pe. Luís Marinho nomeado assistente da Conferência Internacional do Escutismo

Fotografia CNE

DACS

A nomeação, competência do Comité Mundial da CICE, foi confirmada esta terça-feira pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé e é válida por quatro anos.

\n

O padre Luís Marinho, assistente nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), foi esta terça-feira nomeado assistente mundial da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) para os próximos quatro anos.

A nomeação do sacerdote da Arquidiocese de Braga, competência do Comité Mundial da CICE, foi confirmada esta terça-feira pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida da Santa Sé, e é válida por quatro anos.

De acordo com o CNE, o Pe. Luís Marinho recebeu a nomeação com grande alegria por “ser chamado a servir o escutismo a nível internacional, dando o contributo específico de presbítero da Igreja Católica”, e realçou a “missão pastoral” confiada, que sublinha especialmente a confiança da Igreja Católica no movimento e pedagogia escutista”.

O Pe. Marinho lembrou que “católico significa literalmente universal”, e afirmou que é um “desafio pessoal poder experimentar esta catolicidade no contacto directo com os escuteiros de todo o mundo, nas suas diferentes tradições culturais e estruturas organizativas dentro do escutismo e dentro da Igreja”.

O sacerdote da Arquidiocese de Braga, que vai continuar a ser o assistente nacional do CNE, expressou ainda “imensa gratidão” ao padre Jacques Gagey, assistente mundial da CICE durante os últimos oito anos, salientando que “soube imprimir um novo dinamismo e ardor na vida da própria CICE e no contacto com tantas organizações escutistas nacionais e respetivas Igrejas locais.”