Arquidiocese de Braga -

15 fevereiro 2022

Papa envia 50 mil euros à Cáritas da Lituânia em resposta à emergência migratória

Fotografia DR

DACS com Vida Nueva Digital

“Em colaboração com a Nunciatura Apostólica, esta quantia será usada para assistência e compra de medicamentos, alimentos e agasalhos”, explicou o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.

\n

O Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral anunciou que o Papa Francisco enviou uma contribuição de 50 mil euros à Cáritas Vilnius destinados aos migrantes bloqueados na fronteira leste da Lituânia, conforme anunciado pelo Vatican News.

“Em colaboração com a Nunciatura Apostólica na Lituânia, esta quantia será utilizada para assistência e compra de medicamentos, alimentos e agasalhos para aliviar as duras condições de vida a que estão submetidas as populações durante este Inverno frio, que infelizmente também são agravadas pela crise pandémica em curso”, explica o comunicado do Dicastério.

 

Preocupação com a situação migratória

Recordam também que “este apoio é uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual e encorajamento paterno que o Papa Francisco expressou repetidamente durante o seu Ângelus dominical no fim de 2021 e início de 2022 em relação aos migrantes, refugiados e requerentes de asilo na região”.

O Papa manifestou em várias ocasiões a sua preocupação com a crise migratória que atravessa o Leste da Europa. De facto, em Janeiro passado, enviou uma contribuição de 100 mil euros em benefício de grupos de migrantes que actualmente estão entre a Polónia e a Bielorrússia. Naquela ocasião, a Santa Sé explicou que esta ajuda seria colocada nas mãos da Cáritas Polónia e seria destinada a “lidar com a emergência migratória na fronteira entre os dois países”.

Artigo de Vida Nueva Digital, publicado a 14 de Fevereiro de 2022.