Arquidiocese de Braga -
2 março 2022
Hospital infantil do Vaticano oferece-se para acolher crianças ucranianas com cancro
DACS com Vida Nueva Digital
Numa demonstração da “diplomacia da misericórdia” que conta com o apoio do Papa Francisco, segundo a sua directora, o Bambino Gesù disponibiliza 20 camas da sua unidade de oncologia.
O hospital infantil Bambino Gesù, propriedade do Vaticano, em Roma, está a oferecer-se para receber crianças ucranianas com cancro que fogem do seu país devido aos combates após o início da invasão russa na quinta-feira passada.
Mariella Enoc, presidente deste centro de grande reputação, informou o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e a Cruz Vermelha Internacional que está a disponibilizar 20 camas da sua unidade de oncologia para que os pequenos pacientes ucranianos possam continuar com os tratamento.
O Papa Francisco foi informado desta proposta, disse Enoch a vários meios de comunicação italianos, assegurando que o Pontífice apoia a iniciativa.
“Ele está a dialogar de várias maneiras. Esta é a diplomacia da misericórdia. Sempre acolhemos crianças de zonas de guerra”, destacou a presidente do Bambino Gesù.
O hospital também planeia enviar uma equipa médica para cuidar de crianças refugiadas ucranianas que cruzam fronteiras de países vizinhos, principalmente em direcção à Polónia.
“Razões para a paz” do Papa
Quatro pacientes da Ucrânia que chegaram antes do início das hostilidades já estão internados neste centro médico romano, ao qual mais um chegará nas próximas horas.
Trata-se de uma criança que já havia sido internada no Bambino Gesù no passado e que deve chegar a Roma na terça-feira.
“Conseguimos tirá-lo da Ucrânia, para Bucareste, e de lá para Roma. Isto é uma boa notícia”, anunciou Enoc, informando que o Hospital enviou um atestado à família para tentar facilitar os trâmites burocráticos para deixarem a Ucrânia e viajarem para Itália.
Numa nova intervenção em que mostrou a sua preocupação com a guerra no Leste Europeu, o Papa Francisco publicou uma mensagem no Twitter com a imagem de uma vela e a lembrar uma frase da sua última encíclica Fratelli Tutti, publicada em Outubro de 2020: “As razões para a paz são mais fortes do que qualquer cálculo de interesses privados e qualquer confiança no uso de armas”.
Artigo de Darío Menor, publicado em Vida Nueva Digital a 1 de Março de 2022.
Partilhar