8 março 2022

Caritas organiza uma série de "webinars" ao longo do mês para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Fotografia DR

DACS com La Croix International

"Webinars" pretendem mobilizar as pessoas para trabalhar na construção de uma cultura de igualdade, encontro e renovação para valorizar o papel da mulher na Igreja e na sociedade.

A Caritas, durante o mês de Março, está a organizar uma série de quatro webinars sobre o papel das mulheres como “construtoras” de uma nova humanidade fundada na solidariedade, na compaixão, na cultura do encontro, na igualdade, na eficácia e na resiliência.

A iniciativa faz parte da caridade da Igreja Católica para celebrar o Dia Internacional da Mulher a 8 de Março e convidar todas as pessoas a caminharem juntas em espírito de igualdade, encontro e renovação para valorizar o papel da mulher na Igreja e na sociedade.

A série de webinars também visa estimular e mobilizar as pessoas através do testemunho e do diálogo para trabalhar na construção de uma cultura em que as experiências, a liderança e a participação das mulheres sejam valorizadas e promovidas.

Irão concentrar-se em temas específicos de diálogo, migração, cuidado da casa comum e compromisso para mudar e explorar a riqueza que a participação das mulheres em vários contextos traz à Confederação Caritas e à sociedade, apesar das mulheres enfrentarem falta de oportunidades e marginalização.

Vozes, testemunhos e experiências de mulheres e homens da Caritas, da Igreja e da sociedade civil discutirão estes importantes temas.

O primeiro webinar, “Igreja e sociedade: mulheres como construtoras de diálogo” aconteceu a 8 de Março.

O evento foi co-organizado com a Embaixada do Reino Unido para a Santa Sé para sublinhar a importância da participação igualitária das mulheres na tomada de decisões para o desenvolvimento humano integral eficaz, construindo sociedades pacíficas e estáveis ​​e alcançando a cooperação fraterna.

Chris Trott, embaixador britânico junto à Santa Sé, disse ao Vatican News antes do evento que, como todos os pensamentos se voltam para a guerra na Ucrânia, “há não há dúvida de que as mulheres têm um papel crítico a desempenhar tanto na resposta à crise, quanto na tentativa de encontrar uma solução para esta crise”.

As mulheres devem participar não apenas sentadas à volta da mesa, ou na segunda fila, acrescentou. “As suas vozes devem ser ouvidas primeiro enquanto se projecta o processo e solução” e “as mulheres devem ser capacitadas para participar nas discussões reais.”

O embaixador Trott também falou do crime de violação a ser usado como arma de guerra.

“Isso é absolutamente abominável. Mulheres, meninas e meninos são vítimas e isso tem de parar. A comunidade internacional tem que se unir e deixar absolutamente claro que isso é totalmente inaceitável”, disse Trott.

Parar estes crimes é difícil, acrescentou, “porque a guerra em si é totalmente inaceitável”.

Construir uma nova humanidade, cuidar dos pobres e da casa comum

O segundo webinar acontece a 15 de Março com o tema “Mulheres como construtoras de esperança: acolher e acompanhar os migrantes” e terá como foco o testemunho, o diálogo e o encontro com as experiências das mulheres migrantes e daqueles que trabalham com elas no contexto atual (pós-)COVID-19.

O webinar seguinte, “Mulheres como construtoras de solidariedade: Cuidar dos pobres e da nossa casa comum”, acontece no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água.

Este webinar irá destacar a “presença significativa”, participação e liderança das mulheres em toda a Confederação Caritas no cuidado dos pobres e no cuidado da nossa casa comum.

O último webinar, “Mulheres como construtoras de futuro: Caminhar juntas pela igualdade, encontro, renovação”, está marcado para o dia 29 de Março.

Inspirada pelos ensinamentos bíblicos e pela Doutrina Social da Igreja Católica, a liderança feminina será explorada através de várias perspectivas para construir uma cultura de igualdade, encontro e renovação através do testemunho e diálogo com todas as pessoas, a fim de remover barreiras e encorajar as mulheres a aspirar à liderança e à tomada de decisões.

“A pandemia de Covid-19 está a mostrar como, apesar do aumento da vulnerabilidade das mulheres e da feminilização da pobreza em todo o mundo, as mulheres são pilares da sociedade, desempenhando papéis fundamentais no cuidado das famílias e casas, educação dos filhos, saúde, sensibilização e consciencialização, apoio e acompanhamento aos pobres e mais marginalizados: uma lição importante sobre a importância da participação e liderança das mulheres para construir uma nova humanidade, cuidando dos pobres e da nossa casa comum”, diz um comunicado da Caritas sobre a série de webinars.

O Dia da Mulher é comemorado em muitos países em todo o mundo desde 1917, quando mulheres russas em greve marcharam para protestar contra a escassez de alimentos e a Primeira Guerra Mundial.

Em 1975, as Nações Unidas comemoraram o primeiro Dia Internacional da Mulher oficial a 8 de Março.

O objectivo de comemorar este dia especial é reconhecer as várias contribuições das mulheres na sociedade e aumentar a consciencialização sobre a igualdade de género.

O tema para o Dia Internacional da Mulher deste ano é “Igualdade de Género hoje para um amanhã sustentável”. Homenageia as contribuições de mulheres e meninas em todo o mundo que estão a liderar a tarefa de adaptação, mitigação e resposta às mudanças climáticas, a fim de criarem um futuro mais sustentável para todos.

As Nações Unidas também lançaram um vídeo intitulado “Não é tarde demais: Acção climática para mulheres, por mulheres”.

Artigo do La Croix International, publicado a 8 de Março de 2022.