Arquidiocese de Braga -

14 março 2022

Anatoliy Hetsyanyn: “A Rússia está a matar crianças intencionalmente para destruir o futuro da Ucrânia”

Fotografia

DACS com Vida Nueva Digital

O responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana na Ucrânia denunciou a situação ao "Vida Nueva Digital".

\n

“Ouçam as vozes das crianças que morrem em bombardeamentos!”. Assim fala Anatoliy Hetsyanyn, responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana na Ucrânia, em conversa com o Vida Nueva.

Como afirma este religioso ucraniano, “ninguém pode esconder ou calar que as tropas russas invadiram a Ucrânia e que durante quinze dias de guerra não só foram cruéis com os civis, mas também mataram crianças intencionalmente. Bombardeiam maternidades, creches e escolas com mísseis. Isso nada mais é do que uma demonstração da vontade de destruir a nação ucraniana, de destruir o seu futuro”.

 

80 crianças mortas e muitas outras feridas

Como documenta, “desde o início da invasão russa da Ucrânia, cerca de 80 crianças foram mortas e muitas ficaram feridas. Milhares de crianças são obrigadas a fugir dos bombardeamentos e escondem-se em caves abandonadas e em ruínas, permanecendo dias e dias no frio, sem luz e sem comida, ou água. Milhares de pessoas, incluindo crianças e adolescentes, sofreram traumas psicológicos pelo medo da morte e pela luta pela vida.”

“Nós, Salesianos da Ucrânia e Família Salesiana de todo o mundo, não podemos ficar calados nestes momentos trágicos em que o agressor agride e viola vidas inocentes. Devemos gritar, falar com todo o mundo civilizado sobre estes eventos bárbaros e horríveis. Ouçam as vozes das crianças que morrem nos bombardeamentos! Nós, todos aqueles que são enviados, iremos protegê-los. Não devemos ter medo de dizer a verdade. O mundo e os líderes mundiais devem conhecer estes horrores”, afirmou.

 

Mais fortes juntos

Anatoliy Hetsyanyn conclui apelando a Deus: “Vamos unir-nos para proteger as crianças, não apenas em oração, mas também em acções concretas. Obrigado a todos pelo apoio e ajuda. Juntos somos fortes! Pedimos uma oração mais intensa pelas crianças e pelos milhares de pessoas que perderam tudo. Que Deus permaneça connosco nestes momentos trágicos. Só com Ele nos sentimos seguros!”.

 

Artigo de Miguel Ángel Malavia, publicado em Vida Nueva Digital a 12 de Março de 2022.