21 março 2022

Bom Jesus celebrou Dia Mundial da Árvore com plantação

Fotografia Confraria Bom Jesus do Monte

DACS

Foram plantados 50 carvalhos, 20 medronheiros, 15 sobreiros e 15 azevinhos.

A Confraria do Bom Jesus do Monte assinalou esta segunda-feira o Dia Mundial da Árvore através da plantação de 100 árvores de espécies autóctones.

De acordo com a instituição, foram plantados 50 carvalhos, 20 medronheiros, 15 sobreiros e 15 azevinhos e a plantação das espécies autóctones ocorreu nas clareiras criadas pelo controlo de infestantes como as mimosas e austrálias.

O presidente da Confraria, cónego Mário Martins, refere que a Confraria assumiu o compromisso de cuidar, proteger e valorizar os recursos naturais” e que as árvores nunca são demais e este Santuário é um exemplo vivo e real disso mesmo”, sendo a razão pela qual o Bom Jesus é conhecido como o pulmão de Braga

O responsável referiu ainda que “devemos alertar para os riscos que a nossa floresta corre, nomeadamente a infestação por espécies invasoras (austrálias, mimosas), principalmente pela falta de controle e limpeza das áreas contiguas à nossa mata. Nunca será demais relembrar a necessidade destas limpezas, para minimizar o risco de incêndios e melhorar o equilíbrio dos ecossistemas.”

O Cónego Mário afirma também que “a Confraria do Bom Jesus continuará com uma atuação sustentável, um verdadeiro eixo estratégico na gestão desta estância. A dimensão ambiental do Santuário é uma prioridade, uma grande referência para a sustentabilidade que nos ocupa e preocupa, uma preocupação da Igreja, mas que também deve ser de toda a sociedade.”

A acção enquadrou-se no protocolo “Cuidar, Proteger e Valorizar a Coroa de Braga”, assinado em Setembro de 2021 entre as Confrarias e Irmandades da Coroa de Braga – Confraria do Bom Jesus do Monte, Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, Conselho Económico de Esporões e Irmandade de Santa Maria Madalena do Monte –, que “assumem uma colaboração para promover uma efectiva conversão ecológica e sugerir caminhos de atuação concreta com vista a uma ecologia integral, para a nossa Arquidiocese”.

A actividade enquadra-se ainda no protocolo da Plataforma de Acção Laudato Si', onde a Confraria está inscrita também desde Setembro de 2021.