24 março 2022

Realização de obras no Centro Social da Paróquia de Chorense

Fotografia Centro Social da Paróquia de Chorense

Centro Social da Paróquia de Chorense

O Centro Social da Paróquia de Chorense está sedeado no concelho de Terras de Bouro e foi fundado em 03/08/1989. Trata-se de uma IPSS que tem, atualmente, em funcionamento duas valências: Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Centro de Dia, encontrando-se a dar resposta/apoio a 33 utentes.

Com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados, a Instituição apresentou duas candidaturas ao Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), mais concretamente aos Avisos NORTE-42-2018-15 e NORTE-42-2019-48-Equipamentos Sociais.

No âmbito do Aviso NORTE-42-2018-15 foi aprovada a Operação NORTE-07-4842-FEDER-000203, que visa a aquisição de uma viatura de 9 lugares, adaptada para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida e condicionada. Com a aquisição desta viatura, o Centro Social realizou um investimento no valor de 29.717,69 € (vinte e nove mil setecentos e dezassete euros e sessenta e nove cêntimos), contando com uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 25.260,04 € (vinte e cinco mil duzentos e sessenta euros e quatro cêntimos).

A Operação NORTE-07-4842-FEDER-000561 foi aprovada na sequência da candidatura apresentada ao Aviso NORTE-42-2019-48 e contempla a aquisição de equipamento básico (mobiliário e kits porta-refeições), equipamento de transporte (1 viatura de 9 lugares e 1 viatura comercial), serviços especializados de arquitetura e engenharia e, ainda, a realização de algumas obras no interior e no exterior do equipamento social. Com a execução deste projeto, o Centro Social fez um investimento total de 120.250,74 € (cento e vinte mil duzentos e cinquenta euros e setenta e quatro cêntimos), havendo uma comparticipação financeira do FEDER no valor de 96.905,62 € (noventa e seis mil novecentos e cinco euros e sessenta e dois cêntimos).

As duas Operações já se encontram concluídas, constituindo investimentos de especial relevância para Instituição, na medida em que possibilitaram a renovação do equipamento de transporte e de algum equipamento básico, assim como a melhoria das acessibilidades e das condições de acolhimento dos utentes.