Arquidiocese de Braga -
25 março 2022
Clero de Barcelos debateu condicionalismos da Visita Pascal

DACS com Pe. Sampaio Viana
O Arcebispo de Braga vai presidir à celebração da eucaristia e procissão na Festa das Cruzes, a 3 de Maio.
Os sacerdotes que trabalham e/ou residem no arciprestado de Barcelos reuniram, na passada quarta-feira e, entre outros assuntos abordados, reflectiram sobre a Visita Pascal deste ano, marcada por vários condicionalismos.
Diversos sacerdotes partilharam as suas preocupações e o modo como estão a pensar realizar a visita, estando bem presente em todos que não se pode beijar a cruz.
Outro assunto abordado foi a Procissão do Corpo de Deus, que está condicionada ao facto de haver ou não feira na cidade de Barcelos: se houver, as cerimónias religiosas começam na Igreja Matriz; se não houver feira, as cerimónias começam no largo do templo do Senhor da Cruz.
Sobre a Festa das Cruzes, marcada para o tradicional dia 3 de Maio, feriado municipal, o prior de Barcelos, monsenhor Abílio Fernando Alves Cardoso, informou que o Arcebispo de Braga presidirá, de manhã, à celebração da Eucaristia e, de tarde, à procissão.
Outros assuntos abordados foram as “24 Horas para o Senhor”, a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, o possível passeio do clero barcelense a Roma e ao Vaticano e os funerais.
Partilhar